segunda-feira, 31 de março de 2008

Champions League

Amanhã a partir das 15h45 começa as quartas-de-finais da Champions League ou Liga dos Campeões, como quiserem. Roma contra Manchester United e Shalke 04 contra o Barcelona vão abrir as quartas nesta terça. Na quarta o Arsenal recebe o Liverpool e o Chelsea vai até a Turquia enfrentar o Fenerbahçe. Aliás, é bom sempre frisar que os clubes ingleses são hoje a principal força da Europa, com quatro dos oito times que estão nas quartas. Grandes chances de termos uma final entre clubes do mesmo país. Na fase que se abre amanhã, teremos dois duelos de arrepiar que promete, e muito, pegar fogo. Primeiro Roma e Manchester e o outro na quarta-feira com Arsenal e Liverpool.


Para começar a análise vamos com o jogo mais esperado da Liga, Roma contra o Manch. United. Os italianos vão ter um desfalque pra lá de ruim. Trata-se do melhor jogador da equipe, um dos melhores meias do mundo, Totti. Peça importantissima que com certeza fará muita falta na hora 'h'. Mas ainda contam com a boa fase de Mancini e da jovem promessa Aquilani. Esse tem tudo pra ser um grande jogador. Os Diabos Vermelhos não tem desfalques e ainda tem o melhor jogador atualmente no futebol, Cristiano Ronaldo. Que fase vive o português. Tirando que possui jogadores que podem resolver como Tevez e Rooney. Vai ser jogão, ainda mais que a Roma quer se vingar dos 7 a 1 sofridos na Liga do ano passado.

Outra partida que movimenta a rodada da Liga é entre Shalke 04 e Barcelona. O time alemão tem duas apostas para o jogo de amanhã. Kuranyi (brasileiro naturalizado alemão) e o novo mas muito bom goleiro Neuer. O primeiro é a grande promessa de gols e o segundo de não deixar a bola entrar no gol. Já o lado do Barça é bem mais complicado. O clube catalão vive momento muito ruim tanto dentro quanto fora de campo. Muitas especulações quanto as saidas de Ronaldinho e a de Rijkaard. No campeonato espanhol a equipe levou uma histórica virada do fraco time do Bétis, após estar vencendo por 2 a 0. A responsabilidade cai então sobre Henry, que convenhamos não está jogando nada, e sobre o camaronês Samuel Eto'o. Também tem a aposta de um bom futuro que é Bojan. Ronaldinho e Lionel Messi estão fora.

Amanhã os comentários após os jogos e também tudo sobre a rodada de quarta. Até lá!

O Melhor do Mundo?

Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo?

Creio que sim. É impressionante como está jogando fácil o português. Nesse fim de semana ele acabou com o jogo. Deu passe para dois gols, e fez um. De letra. O jogo acabou 4 x1 para o Manchester United contra o Aston Villa. Aliás ele faz gol de todo jeito, de letra, de falta, de rebote, de cabeça, enfim, todas as maneiras. A facilidade com que ele deu o passe para Rooney no jogo de sábado, se repetiu em quase todos os lances do português.



Nunca fui fã do futebol de Ronaldo, mas tenho que admitir que desde a temporada passada está difícil segurar o atacante. Antigamente, não me enchiam os olhos as inúmeras pedaladas e dribles que Ronaldo aplicava; hoje os dribles são objetivos e além de embelezar o espetáculo, ajudam o Manchester a perseguir o título da Premier League.

Não existe jogador em ação que possa se comparar a C. Ronaldo, nenhum é tão decisivo e essencial ao time quanto ele. Para consolidar de vez o título de melhor do mundo, só falta a ele, ser decisivo na Champions League.

Veremos isso amanhã no confronto contra a Roma de Totti.

Eu aposto nos Diabos.

Apesar de Totti também estar em grande fase, Ronaldo é o melhor do mundo.


domingo, 30 de março de 2008

Um giro nos Estaduais

Domingo a noite, mais especificamente após as 20h10, é dia de sentar (ou em pé, ou deitado) e trocar um bom "Papo Boleiro" com os amigos, parentes e até com o cachorro se você quiser. Então vamos fazer isso e dar um giro pelos principais campeonatos estaduais do Brasil. Aliás campeonatos que estão chegando na reta final e ficando mais emocionantes, tirando o carioca que está dando a lógica e sem dificuldade alguma. Culpa de uma federação ruim, sempre envolvida em polêmicas e que não dá valor para fazer um campeonato competitivo, que agrade aos olhos do torcedor e realmente sirva de teste para os grandes clubes. É uma vergonha ver o que estão fazendo com os times pequenos. O problema é que não podemos apenas deixar os clubes de baixo investimento se livrarem sem culpa, até porque os dirigentes de tais concordaram com esse absurdo.

Enfim, vamos falar de assunto bom que é melhor. Já que falamos do carioca vamos aos fatos deste. No sábado, Flamengo foi o grande da rodada e decepcionou a torcida com um apagado time, contra um adversário que não vem bem, o Madureira. Resultado final foi o mais justo para uma partida medíocre, 0 a 0. Destaque para a nova camisa do clube rubro-negro, o 3º uniforme. No domingo Vasco, Fluminense e Botafogo entraram em campo para fechar a penúltima rodada. Os dois últimos fizeram o clássico que foi comentado no post abaixo pelo nosso amigo Thiago. O Vasco chegou as semi-finais como o time mais fraco dos quatro. Jogando uma péssima partida, foi derrotado pelo Volta Redonda por 2 a 1. Mesmo assim o time se classificou antecipadamente, graças ao empate do Madureira. O clube cruzmaltino tem um bom setor ofensivo, mas sua defesa é muito fraca. Time sem equilibrio não chega muito longe. No clássico, o misto do Botafogo garantiu a primeira colocação ao bater o Fluminense, por 3 a 1. Jogo que não valia nada. Renato Gaúcho sabiamente poupou seus jogadores.


No paulistão as semis estão começando a se desenhar. Dois times se garantiram nessa rodada, com um jogo de antecedência. Guaratinguetá e Palmeiras venceram com facilidade suas partidas e agora vão lutar pela liderança. Outro que deu um importante passo foi o São Paulo, em uma tarde inspirada de Adriano que marcou dois, o time bateu o Bragantino por 2 a 0. O Corinthians não com a facilidade dos três acima venceu o Marília por 3 a 1. Destaque vai para o bom lateral esquerdo André Santos que vem se mostrando a melhor contratação do clube. Agora o Timão precisa torcer por tropeços de Ponte ou São Paulo para se classificar. Quem ficou bem distante de uma classificação foi o Santos, que ficou no empate em 1 a 1 com o lanterna da competição Rio Claro. Esse vai ter que torcer por uma série de resultado, mas tem confronto direto contra a Ponte Preta. Outro que disputa a vaga é o Barueri que venceu uma dificílima partida contra a Lusa no Canindé, 3 a 2. Também precisa de combinações de resultados, mas sua situação é melhor que a do Santos.

No campeonato mineiro os dois grandes garantiram suas vagas. O Galo venceu, ou melhor, humilhou o Rio Branco com um resultado bem elástico, 6 a 0. Parece que o time começa a engrenar. O Cruzeiro não goleou, mas venceu o fraco e preocupante Ipatinga por 2 a 0. O tigre luta contra o rebaixamento. Que situação para um clube que só vinha convivendo com vitórias nos últimos anos. É de fato um time que deve brigar para não rebaixar no Brasileiro de 2008. O Tupi, da minha querida Juiz de Fora, é que vive grande fase e também já se classificou para as semis. Agora faz o último jogo contra o Cruzeiro para decidir quem vai terminar a primeira fase no topo da tabela. Cruzeiro tem 23 e o Tupi 21.

No Gaúcho Grêmio e Inter, principalmente o Colorado, começaram muito bem as oitavas. Em um confronto mais complicado, o Tricolor bateu ,fora de casa, o razoável time do Juventude. Reinaldo (ex-Botafogo) parece ter ressurgido das cinzas e marcou os dois gols da vitória por 2 a 1. Contra um time teoricamente mais fraco que o Juve, o Colorado não tomou conhecimento do Canoas e goleou, também fora de casa, por 4 a 1. Guiñazu, Alex(2) e Índio foram os marcadores da partida. Agora tem os jogos de volta. Outros resultados: o São José empatou em 1 a 1 com o Caxias e na outra partida válida pelas oitavas, Sapucaiense recebeu o Internacional SM e venceu por 2 a 1.

É isso amigos, no meio da semana teremos confrontos importantes na Libertadores e na Copa do Brasil e estaremos aqui para comentar. Fiquem com um vídeo bem interessante:

O Melhor nos Clássicos

O clássico Fluminense x Botafogo que ocorreu hoje no Maraca acabou em 3 x 1. Renato Gaúcho optou por poupar o time titular (exceto o goleiro) e Cuca a mesclar o time, com quase 80% do seu time principal (Welligton Paulisa, Diguinho, Jorge Henrique, Lúcio Flávio, Castillo, Triguinho e Renato Silva). A superioridade alvinegra foi evidente e isso se refletiu no placar. O Botafogo ganhou os dois clássicos da Taça Rio, e pode ir para as semifinais com um aproveitamento de 100% na Taça Rio, basta vencer na última rodada.

O Botafogo comandou todas as ações nos primeiros 45 minutos. Impressionante como o Fluminense não fez absolutamente nada que assutasse os defensores botafoguenses. Tirando uma ou outra investida de Tartá (tinha a louca obsessão de toda vez que pagava na bola, precisava pedalar; mesmo assim jogou bem), o Flu não fez absolutamente nada no quesito ataque. A escalação do time foi praticamente feita com 4 volantes. Assim qualquer tentativa de ataque parava nos pés de Romeu Fabinho.

Já o Botafogo mesmo que meio sonolento, tentava abrir espaços na zaga tricolor. Trocando passes ao redor da área, Fábio, Lúcio Flávio e Wellington Paulista assustaram o gol de Fernando Henrique algumas vezes. Diguinho não deixava os atacantes sequer passarem da intermediária, e com a ajuda de Túlio Souza (boa contratação) chegava para apoiar no ataque. Mas apesar da presença na área do adversário, o Bota não conseguia uma infiltração mais efetiva, e o jogo foi pro intervalo com o placar inalterado.



No segundo tempo o Botafogo voltou pra decidir e rapidamente o artilheiro do campeonato deixou a sua marca. Numa boa jogada de Fábio, Wellington Paulista recebeu na entrada da área e colocou a 'pelota' nas redes. Foi o 13° gol do atacante no Campeonato Carioca. Foi nessa hora que Renato Gaúcho começou a dar uma cara de mais jovem para o clássico vovó. Colocou em campo o atacante Alan (18 anos). No lugar do péssimo Fabinho. Mas não adiantou nada, o time do Botafogo ainda era muito melhor. Aliás, o toque de bola que o técnico Cuca impõe no seu time é de impressionar. Tudo bem que era um jogo que não valia uma vaga, ou um título, mas é bonito ver a bola rolando de pé em pé.



Meados do segundo tempo, pênalti para o Botafogo. Alguns dizem que foi duvidoso, até por quê Fábio caía em 50% das jogadas em que participava. Mas aconteceu a penalidade, Gustavo Nery foi descontroladamente atrás do atacante e cometeu a falta. Lúcio Flávio bateu forte, e mesmo tocando na bola, Fernando Henrique não pegou. A displiscência do Botafogo depois de ter feito os dois gols, ajudou o Fluminense a melhorar no jogo e ter algumas chances. Numa belíssima arrancada do volante Maurício (joga muita bola esse garoto, apenas 19 anos), ele passou para David que chutou na trave e sobrou para o garoto Alan complatar para as redes. Querendo jogar todos os meninos em campo, Renato colocou Marinho, 18. O ataque do Fluminense era agora, todo formado por jogadores juniores. Tartá, Maicon, Alan e Marinho. Um impedimento muito mal marcado, deixaria Alan novamente na cara de Castillo, mas o empate não veio.
Vendo que o time estava perdendo o controle do jogo, Cuca colocou Índio para controlar o setor direito do campo botafoguense e aniquilou o jogo rapidamente. Por volta dos 40 minutos, num contra ataque, Wellington Paulista passou a bola para Índio, que cruzou para Jorge Henrique marcar o terceiro gol do Fogão. A torcida pó-de-arroz reclama que a bola não entrou, mas pelas câmeras de TV, a bola parece ter entrado sim.
No meio da semana, o time de Cuca tem um compromisso pela Copa do Brasil contra o River, em Babacal ( onde? ).

Já o Fluminense joga pela Libetadores contra o Libertad no Maracanã. O time titular vai todo poupado e se vencer o Flu garante a vaga na próxima fase.

Dessa maneira os confrontos das semi, parecem realmente ser Flu x Vasco e Fla x Bota.
Só nas semifinais mesmo para esse campeonato ter graça. Que venham as finais!

sexta-feira, 28 de março de 2008

Faço parte da Resistência Jurássica!


É o seguinte: eu ia escrever um texto falando sobre o caso do Ronaldinho ou sobre as patéticas diretorias do Rio de Janeiro. Eis que me deparo com um texto apaixonante de um certo Fernando Calazans, no blog de um certo Sidney Garambone. Dois monstros do jornalismo esportivo. Quando eu li o texto, pensei: "Todos têm que ler isso. É lindo. É a verdade."
O assunto é o fato de os jogadores da seleção não saberem nem sequer um nome de um jogador da seleção de 58. Isso é um absurdo! Eles não são obrigados a saber toda a escalação, mas não saber um jogador? Não saber nada?! Me desculpem, é inaceitável.
Sou frequentador assíduo de vários blogs de jornalismo esportivo e são diversos os comentários (de leitores) que vejo renegando a história dos nossos ídolos. Garambone fez uma lista de comentários 'acéfalos' no seu blog.
Abaixo vou postar o primeiro texto de Garambone sobre o assunto. Esse texto, entitulado como 'Melancolia', foi o motivo de Calazans escrever a sua coluna sobre esse assunto. Leiam!


'Melancolia'

"Quando mais novo, eu chutaria balde. Não só balde, chutaria chapinhas, latas vazias e talvez até um pé de cadeira desavisado. Hoje, apenas fico triste. Desde que nasci, vivo com dívidas. Dívidas de gratidão. Dívidas de reconhecimento. Dívidas que me incentivam a tentar fazer história, nem que seja pintando um fradinho no quarteirão de casa.Agradeço e invejo os primeiros jogadores e torcedores do meu clube de coração. Não fossem eles, não seria este o meu clube de coração. Lá no início do século, fizeram gols importantes, confeccionaram as primeiras bandeiras, foram responsáveis pelos títulos pioneiros. Quando nasci e cresci coube-me apenas a escolha.Elogio também os primeiros republicanos, que talvez escondidos dos guardas e dos fofoqueiros do império, conseguiram mudar o regime brasileiro, mal acostumado a uma vida de colônia e império, recheada de privilégios sangüíneos e mordomias exacerbadas. Não fossem eles, talvez minha casa ainda estivesse um PR talhado na porta.Estendo o tapete para os libertários e idealistas, que remando contra maré conseguiram de Isabel a abolição da escravatura. Mais tarde, seus descendentes livraram o Brasil de regimes autoritários futuros.Quantos jornalistas escreveram com estilo e coragem uma imprensa combativa e independente, quantos aventureiros resolveram fundar jornais, rádios e revistas empenhando as calças para criar uma indústria altamente competente em nível mundial na comunicação social. Devo a todos eles.Como devo a Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos, Didi, Zito, Pelé e Zagallo, Garrincha e Vavá.Por isso fico triste, apenas triste, quando Lúcio, Luis Fabiano e Alexandre Pato confessam em Londres que não sabem nada do primeiro time brasileiro campeão mundial. Nem mesmo o nome de algum jogador. Apenas fico triste."




Esse belíssimo texto de Garambone, recheou a coluna do jornalista Calazans, e fez com que eu colasse tudo aqui para vocês lerem. Agora é a vez de Calazans.
Futebol e cultura ( Fernando Calazans)


"Na chegada da seleção brasileira a Londres para o amistoso de hoje com a Suécia, ouvimos de alguns jogadores a declaração de que nada sabiam sobre a seleção brasileira que se sagrara campeã mundial em 58 - o primeiro título mundial conquistado pelo nosso país. Nada sabiam daquele time, daquela seleção, e tinha mais: não sabiam dizer o nome de um jogador sequer daquela saga.Os jogadores ouvidos foram quatro ou cinco. Se fossem os 22, a resposta seria a mesma: não sabemos o nome de nenhum jogador.Quer dizer: não sabem o nome do Pelé nem do Garrincha. E muito menos do Nílton Santos, do Zito, do Gilmar, do Vavá, do Bellini. Do Didi, então, nem se fala. E sequer conhecem o Zagallo. Alguém aí ouviu falar do Zagallo? Eles não.A reportagem da ESPN Brasil foi repetida durante o "Linha de Passe", segunda-feira à noite, causando protestos gerais dos participantes da mesa, que começaram com o Juca Kfouri, em São Paulo, e se estenderam até o Mauro Cezar Pereira, a meu lado, no Rio. Que descaso desses jogadores com sua profissão...No blog do Sidney Garambone, no Globoesporte.com, também há um protesto. Um protesto, não. Desculpem. Garambone manifesta sua tristeza, sua melancolia, por causa daquele desconhecimento. Gênios que foram eliminados do universo do futebol, em seu próprio país.Gosto de ler o Garambone. A começar pela apresentação no seu blog: Sidney Garambone é isso, é aquilo; gosta disso, gosta daquilo; terminando assim... "e acha que futebol é cultura". Gosto da singeleza deste final. Porque, no Brasil, algo que deveria ser um sentimento nacional virou algo que merece destaque. Merece mesmo: "Garambone acha que futebol é cultura". Acreditem ou não, é pouco comum, hoje, enxergar o futebol como cultura, mesmo entre jornalistas.Ainda que mais jovem, Garambone é um brasileiro tão provecto e antiquado quanto eu. Achamos que, no país do futebol, o futebol ainda é cultura. Dois dinossauros, eu e ele. Dois, minto. Temos um pequeno clube de comentaristas: o Juca, o Trajano, o Márcio Guedes, o Helena, o Armando, o Sérgio Cabral, o Noronha, o Claudio Mello e Souza, o Renato Prado, o PC Vasconcellos, o José Geraldo Couto, o Areosa, o Roberto Porto - cada um mais velho do que o outro.Nada mais do que um time de futebol, com algumas promessas no banco, e contando com a adesão de jovens e bravos repórteres que tomarão nosso lugar de críticos, mais cedo ou mais tarde. Somos chamados... chamados não... somos acusados de saudosistas e românticos.Se um crítico de cinema analisar a obra de John Ford, de Eisenstein ou de Kurosawa, mostrará para seus leitores grande conhecimento da arte.Se um crítico de literatura interpretar os romances de Machado de Assis, de Balzac e de Tolstoi, exibirá a sua vasta cultura.Mas, se um crítico de futebol relembrar Garrincha, Zizinho, Didi, Gérson e até mesmo o recente Zico, será tachado de romântico e saudosista, de ultrapassado e senil. Para usar expressões caras ao Nelson Rodrigues, será considerado uma besta quadrada e um chato de galocha. O futebol deixou de ser cultura. É visto apenas com os olhos da competição, do business, da disputa, da violência, da estupidez, da guerra.Eis o nosso martírio, neste país cada vez mais mergulhado na falta de cultura, na falta de leitura, de alfabetização, no desamor à sua História e à sua Arte.Recorro à escritora Lygia Fagundes Telles, em seu depoimento ao caderno "A língua da união", publicado no GLOBO: "... essa luta é uma luta pungente, uma luta bela, heróica, porque acontece num país que não dá importância à nossa língua."A nossa língua, disse ela, não damos importância à nossa língua. Acho que tudo isso começa - ou acaba - por aí."



Isso é pura arte jornalística. Sou saudosista em todos os aspectos; gosto de músicas ditas antigas, de livros filosóficos, romances antigos, filmes clássicos, ler o jornal de papael toda manhã, e futebol como arte, não mera competição. Não é à toa que meu time (formado por mim e meus amigos) tem no nome a frase 'magia e arte'. Quem o conhece sabe!




No fim do post de Garambone, ele diz que irá formar a Resistência Jurássica, cheia de referências ao passado, presente e futuro! Tudo isso contra o Sindicato dos Acéfalos. Eu faço parte dessa Resistência. Futebol é cultura. Temos que cuidar de nossos ídolos, de nossa tradição. Futebol é arte. Viva a arte!
"Convido a todos os que compartilham da aflição pela burrice a fazerem parte desta confraria jurássica. Juntos, podemos tentar evitar a nossa extinção." (Garambone)


Eu sou jurássico, e você?





Fonte:
http://globoesporte.globo.com/ESP/0,,GEN750-6081,00.html

quinta-feira, 27 de março de 2008

Noite de gols no Paulista

Se no Carioca os jogos foram decepcionantes para as torcidas, no Campeonato Paulista a história foi completamente diferente. Aliás, campeonato que está eletrizante, com muitos times brigando por duas vagas praticamente. Contando que Palmeiras e Guaratinguetá estão muito próximos de se garantirem São Paulo, Ponte Preta, Corinthians, Barueri e Santos brigam pelas outras vagas restantes. Faltando apenas duas rodadas, o São Paulo hoje deu um largo passo para a classificação para a semi-final após bater o Sertãozinho. O tricolor paulista agora ocupa o 3º lugar com 32 pontos, passando Ponte e Corinthians. O Guará passou facilmente pelo Mirassol fora de casa. Com a vitória o time retomou a liderança que estava com o Palmeiras. Empatados em números de ponto, o clube do interior tem uma vitória a mais. Essas próximas rodadas prometem e muito.

A partida realizada na noite desta quinta-feira no Morumbi, deixou os torcedores são paulinos felizes. O ataque que não estava funcionando muito bem, marcou três vezes. Borges(2) e Adriano deixaram sua marca na vitória tricolor. Geílson descontou para o Sertãozinho. Borges vem provando a cada jogo o seu valor. No começo da temporada ele era dado certo como banco, hoje ele é titular e sobrando. Fazendo gol quase todo jogo, ele vem mostrando mais futebol do que Adriano, Aloísio e Dagoberto. Ele que abriu o placar aos 23 do minutos do primeiro tempo e aumentou a contagem para dois aos 16 da etapa final. O Imperador não quis sair sem deixar o seu e aos 24 minutos marcou de cabeça. Cinco minutos depois Geílson descontou. Final de partida 3 x 1. Agora o tricolor tem 32 pontos, um a mais que Ponte Preta, dois acima de Corinthians e três na frente de Barueri e Santos.
A grande boa surpresa do campeonato continua mostrando sua força fora de casa. Enfrentando o Mirassol que tinha remotas chances de classificação, o Guará não se incomodou por estar longe de casa e aplicou três gols tranquilamente. Na primeira etapa, Dinei e Alessandro Cambalhota (cambalhota? que apelido!) abriram o placar na primeira etapa aos 16 e aos 31 minutos, respectivamente. Na segunda etapa Alessandro (não o acrobático) aumentou a vantagem e Bruno Aguiar fez o de honra dos anfitriões. Números finais de jogo Mirassol 1 x 3 Guará. Esse time do Guaratingueta é um grata e bela surpresa nesse começo de temporada do futebol brasileiro. Um time guerreiro e que joga com muita velocidade. O destaque é o camisa 10 Michel. Habilidoso e muito esperto é nome certo para compor elenco de algum time da primeira divisão. O Guará agora tem 34 pontos com 11 vitórias, uma a mais do que o Palmeiras e está a quatro pontos do Corinthians, o 5º colocado. Até um empate na próxima rodada o deixa classificado com uma partida de antecipação.

Carioca sonolento!

Depois de uma quarta feira de muitos gols, a noite desta quinta foi de dar sono. Botafogo e Vasco fecharam a rodada da Taça Rio com jogos dignos de canção de ninar. Agora restando apenas duas rodadas, o alvinegro carioca que podia até empatar para se classificar, assegurou com uma vitória por 1 x 0 em cima do fraquissimo Cardoso Moreira a sua classificação. O Vasco praticamente garantiu a sua após vencer por 2 x 0 o, praticamente rebaixado, América. Pra isso não acontecer precisa haver uma catástrofe gigantesca. A briga vai ser mesmo para ver quem vai ser o 1º do grupo. E convenhamos, não existe vantagem nenhuma, já que há apenas um jogo e no Maracanã. Por enquanto tudo vai se encaminhando para termos os seguintes duelos: Fluminense x Vasco e Botafogo x Flamengo.

Na partida de hoje realizada no estádio olímpico João Havelange, o Engenhão, o Botafogo fez uma das suas piores partidas no ano. O começo parecia promissor, com apenas um minuto de jogo, Pandora (não minha gente, não é aquela caixinha) foi expulso depois de uma entrada criminosa em Fábio. O jogo parecia que ia ser moleza para o time de General Severiano. Não foi nem um pouco difícil, mas também não deixou a facilidade imperar. Completamente impedido Wellington Paulista abriu o placar. Depois disso, o Botafogo perdeu alguns gols, mas errava mto. O Cardoso Moreira até tomava cartões amarelos fazendo cera, com medo de tomar uma goleada. Com isso, o jogo ficou nisso mesmo. Pior pra quem assistiu. Até Castillo ficou incomodado, pois não precisou fazer nada. O único ponto positivo, ficou por conta da artilharia. Agora o Wellington tem 12 gols contra 8 de Washington que não marcou ontem.

Em São Januário a história foi parecida. O Vasco jogou mal e também não goleou, o que é quase que uma obrigação nesse péssimo Estadual do Rio. Tanto que os gols só foram sair na etapa final do jogo. O time da colina não se encontrava em campo durante o jogo todo, tanto que o 1º gol saiu de uma bola parada. Alan Kardec perdeu dois gols, colocando a pelota na trave por duas vezes. O time perdia alguns gols também. Até os 23 minutos uma falta perto da área foi cobrada com muita categoria por Leandro Bonfim, aliás esse jogador é um dos bons valores desse fraco time cruzmaltino. Era então 1 x 0 pro Vasco. O jogo foi se arrastando, até o fraco mas estrelado Jean fazer mais um, aos 43 minutos. Logo depois o juiz apitava o final. O querido América agora está muito perto da segunda divisão.

Parabéns ao Galo!

Na festa que durou uma semana, o Galo recebeu um presente da diretoria. Petkovic e o atacante boliviano Castillo foram contratados para o restante do ano. Se foi um presente de grego ou não, só poderemos saber mais tarde. Petkovic já foi um jogador muito talentoso e diferenciado tecnicamente, hoje a questão é se ele vai entrar em forma e ajudar o Galo a ter glórias no ano do seu centenário. Castillo eu não conheço, mas dia 9 de abril eu dvemos ser apresentados. O Atlético joga contra o Nacional de Manaus, pela Copa do Brasil.


A festa no Mineirão foi linda, mais de 45 mil torcedores compareceram ao estádio e acompanharam o jogo entre Atlético-MG e Peñarol. O empate em 1x1 não agradou aos torcedores, mas tudo era motivo de festa. Afinal não é todo dia que se faz 100 anos!


Parabéns ao Galo Mineiro por um século de vida!




Mais um treino de luxo



Desse jeito podem ser descritos os jogos de Fluminense e Flamengo. Esses times pequenos do Rio são uma piada. Como era esperado, os grandes ganharam e golearam: 4 x1, foi o resultado de ambos os jogos. Destaque para o gol de Renato Augusto, um jogador super importante para o time do Flamengo e que pode fazer muita diferença daqui pra frente. É o tipo de jogador criativo e incisivo que o rubro negro precisa. Sem falar também no iluminado do momento, Marcinho. Está jogando bem e marcando muitos gols (2 no jogo de ontem). Legal mesmo foi a homenagem que fez ao antigo time pelo centenário, atitude louvável e pouco vista hoje em dia.
Outro destaque da rodada foi a péssima, horrorosa noite de Washington. Ele teve nas mãos a chance de alcançar Wellington Paulista na artilharia mas desperiçou. Foram tantos gols perdidos que até o próprio atacante assumiu a péssima atuação. Um jogador que está demonstrando talento e aparecendo bastante é Conca. Como joga, como corre, até mesmo contra o modesto Mesquita. Agora Renato Gaúcho vai escalar um time misto contra o Botafogo, e um adendo: sem atacante titular. Dodô está lesionado, Washington suspenso e Leandro Amaral acaba de ter a liminar cassada. Essa brincadeira entre as diretorias está dando o que falar. Por enquanto o time do Fluminense não sente e falta do atacante, vamos ver nas semifinais.


Confira os gols do Fluminense:







Confira os gols do Flamengo:




Reação Santista




O nível técnico foi baixo, mas a vontade e emoção teve de sobra. No clássico da Vila Belmiro, Santos e Corinthians fizeram um jogo bastante truncado. Polemizado pela fraca atuação do árbitro Salvio Spinola, o jogo teve ares de decisão; simplismente por quê há algumas rodadas o time santista era candidato ao rebaixamento e hoje está somente um ponto atrás do G-4, com 29 pontos. O Santos foi mais competente que o Corinthians ao finalizar corretamente as chances que teve. Molina foi o destaque do jogo dando os dois passes para os gols. O primeiro marcado por Sebastian Pinto e o segundo, irregularmente, por Kléber Pereira. Molina ainda perdeu uma chance incrível no primeiro tempo quando Felipe 'bateu roupa' e deixou o camisa 10 na cara do gol, mas ele jogou por cima. O Corinthians foi prejudicado ao ter um gol mal anulado, e o gol irregular de Kléber Pereira ter sido validado. Mas não adianta ficar cornetando somente a arbitragem, que também errou a expulsar somente Betão - num lance em que o zagueiro se estranhou com Herrera ,o atacante se ajoelhou nas costas de Betão, também deveria ter ido pro chuveiro mais cedo - é impressionante a incompetência dos atacantes corinthianos, com tantas oportunidades, ninguém conseguiu colocar a bola na rede. André Santos errou um gol um gol impressionante no primeiro tempo. Dentinho, que saiu contundido, pouco fez para mudar a situação.



E só pra você ver como o futebol é engraçado, há alguns dias, a torcida santista xingava o time e levava faixas enormes para a arquibancada - DESAGREGADOR; era um dos insultos ao técnico Leão - em protesto, ontem, já gritava "Vamos ser tri!". Confira os gols!










  • Gol do Preá

A figura aí no lado esquerdo da foto fez o gol que deu a vitória e a liderança provisória ao Palmeiras sobre a Lusa, no Palestra Itália. O time alviverde agora precisa secar o Guaratinguetá para se classificar antecipadamente. Luxemburgo começa a dar uma cara boa a esse time que promete nas demais competições do ano. Valdívia, Diego Souza, Leo Lima (só joga com o Luxemburgo na orelha dele) e Alex Mineiro estão dando trabalho para os adversários; mas quem diria que o autor do gol da vitória suada do Palmeiras seria de Jorge Preá. Substituto de Alex Mineiro, Preá aproveitou o bate-rebate na pequena área da Lusa (que jogava com quatro volantes!!!) e colocou a bola para as redes, aos 48 do segundo tempo. O time cada vez mais tem cara de que vai ser campeão paulista, o que você acha?



quarta-feira, 26 de março de 2008

Uma estrela chamada Pato!


Hoje tirei minha tarde para assistir mais uma partida do Brasil. Poderia dizer para vocês que quem tinha alguma coisa pra fazer no momento como trabalhar, estudar, fazer exercício ou qualquer outra atividade não teria perdido nada. Mas acho que seria muito duro com a seleção brasileira e principalmente com um menino chamado Alexandre Pato. Em 8 minutos ele fez o que nenhum jogador conseguiu fazer no jogo inteiro, lances geniais e um gol. Salvo o Diego que foi muito esforçado durante todo o jogo e fez uma bonita jogada, adivinha com quem? Pato. Na sequência dessa bonita jogada, mais precisamente aos 18 minutos do 2º tempo, o jogador do Werder Bremen foi claramente empurrado, pênalti não marcado pelo árbitro.

O que estava por vir, era um lance que parecia já acabado, mas o Brasil tinha um futuro promissor dentro de campo que não desistia das jogadas. O curioso é que ela foi realizada por dois jogadores criados em clubes arqui-rivais. Anderson, ex-Grêmio/RS e atual Manchester United, recebe a bola no meio, levanta a cabeça e enxerga Alexandre Pato, ex-Inter/RS e atual Milan, na frente sozinho. O passe sai mais longo do que o ex-tricolor queria, mas o goleiro reserva que acabara de entrar no jogo, afasta mal a bola nos pés do melhor jogador da partida, Pato. O jogador ajeita a pelota com carinho e de canhota (que não é sua perna boa, e será que tem uma ruim?) faz um golaço de cobertura. O Brasil fazia um a zero no placar.











A partir dai o jogo voltou a ficar monótono e faltoso demais. O mais impressionante foi o número de erro de passes do jogo. Juntando as duas equipes, foram quase 100 passes errados. Uma vergonha, principalmente para o Brasil que prima pela técnica e habilidade por ter sempre os melhores do mundo. O jogo inteiro foi ruim de assistir, mas bem interessante ao ponto de ver vários jogadores da seleção olímpica, entrarem na partida. Verdade que ninguém fez uma boa partida, tirando aquele moleque que nem preciso dizer o nome. Rafinha (um dos futuros da seleção), Marcelo, Hernanes, Anderson, Thiago Neves e Pato foram os sub-23 da partida.

Talvez o lance mais bonito e interessante da partida, além do gol é claro, foi feito por nada mais, nada menos do que Lúcio. Com a bola quicando a sua frente e um atacante na corrida pra tentar rouba-la, ele deu um chapéuzinho desconsertante no atacante sueco Rosenberg e não satisfeito deu mais um, agora no meia Källström. Magnífico! E o destaque negativo vai para Robinho. Uma de suas piores partidas com a camisa da seleção. E o jogo não ofereceu mais do que o lance do Lúcio e Alexandre Pato. Aliás, ele merece uma atenção especial e eu gostaria de ver um time com Luis Fabiano e Pato na frente, com Robinho chegando por trás. Sobraria pra quem? Kaká ou Ronaldinho Gaúcho? opinem.
O que me deixa feliz, é ver que nós continuamos bem servido na camisa 9. Luis Fabiano vive um excelente momento na carreira, mas agora tem uma sombra, que pode vir a tornar-se titular rapidamente. Pois além de craque (apesar de Dunga não conseguir enxergar isso) o menino tem estrela e aliar essas duas características... bem, não preciso nem dizer, tivemos bons exemplos como Ronaldo, Romário e outros. Dá-lhe Pato!

Uma volta pelo mundo dos amistosos

Esse amistoso da seleção até que foi um pouquinho mais interessante que os outros. É questão de tempo para que Pato assuma de vez a camisa 9 da seleção. É um atacante completo, além de todas os elementos necessários para ser um grande atacante (ótimo chute, velocidade, oportunismo), o cara tem estrela. Sempre brilha nos momentos importantes. Veja o Sulamericano Sub-20, o Mundial de Clubes e agora sua estréia na seleção principal. O avesso de Pato foi Robinho. Sumido e sem brilho algum, o atacante pouco fez na magra vitória de 1x0. Mais tarde uma análise mais completa pelo Danilo.




Nos demais amistosos internacionais, destaque para a vitória da seleção alemã em cima da Suíça, na Basiléia por 4x0, gols de Klose, Podolski e Gomez(2). Na festa de comemoração do 100° jogo do modelo/jogador/popstar David Beckham pelo English Team, quem brilhou foi o pequeno francês Ribéry. Autor do gol que deu a vitória a França, Ribéry vem jogando muito no Bayern.


E Felipão tem alguma cisma com a Grécia. A seleção portuguesa foi para a Alemanha para tentar descontar a derrota na final da última Eurocopa, mas não deu. Sem o principal astro do time - C.Ronaldo - os portugas não conseguiram quebrar a escrita de não vencerem o time grego desde 1992. A Grécia abriu o placar com Karagounis de falta. No segundo tempo, Karagounis fez replay. Mais um de falta. No fim do jogo Nuno Gomes descontou.

Em casa a Espanha derrotou a campeã mundial Itália. Na cidade de Elche, a Fúria ganhou por 1x0 gol de Villa.

Outro amistoso que aconteceu foi Argentina x Egito. Os hermanos ganharam por 2x0, gols de Aguero (como tá jogando esse cara) e Burdisso. Outros resultados foram Ucrânia 2x0 Sérvia (um dos gols do esquecido Shevchenko) e uma grande virada da Holanda, depois de estar perdendo por 3 gols de diferença, virou para 4x3.

Ah, mais uma que pode interessar alguns brasileiros, África do Sul 3 x 0 Paraguai. Saudades do Parreira? Não, obrigado.

Hoje tem Canarinho!

Boa tarde caros leitores. Daqui a pouco começa mais um amistoso da nossa Seleção Brasileira, diretamente de Londres no Emirates Stadium, a partir das 16h45 (horário de Brasília). A Suécia é a nossa adversária de hoje. Por aqui no Brasil há uma certa controvérsia sobre o tal jogo. Para a imprensa brasileira, o jogo tinha tudo para ser comemorativo dos 50 anos do primeiro título mundial ganho pela nossa seleção em 1958. Já para a CBF e Dunga, o jogo não passa de mais um teste para a montagem do time. Teste? Calma lá.
Estamos a pouco mais de 4 meses de iniciar as Olímpiadas, e apenas Diego que tem idade olímpica, inicia nos 11 titulares. Penso que muitos brasileiros queriam ver os nossos jovens e promissores jogadores iniciando a partida. Provavelmente veremos Thiago Neves, Pato, Marcelo e até Rafinha entrarem, mas quem não gostaria de ver um time com pelo menos sete ou oito jogadores com idade olímpica? O fato que Brasil de um jeito ou de outro é sempre um terror para os adversários. E nós torcedores, acompanharemos de perto mais uma partida.

Lá na Inglaterra, na terra dos Lords britânicos, da Rainha Elizabeth, do Príncipe Charles entre outras celebridades, ninguém está dando bola para esse jogo. Então alguem poderia me responder, porque diabos a partida será realizada por lá? A imprensa inglesa até gafes anda cometendo, colocando Júlio Baptista na zaga e Luisão (que nem convocado foi). Só mostra o quanto é importante esse jogo para os ingleses. A verdade que os olhos de quase toda a Inglaterra, tirando os 60 mil (isso mesmo, vão lotar o estádio mesmo assim) que estarão assistindo a Brasil x Suécia, estará no jogo entre Inglaterra x França, o 100º jogo de David Beckham pela Seleção Inglesa, em Paris.


Para a partida, Dunga vai escalar o time com alguns desfalques. Alex entra no lugar do contundido Juan, Daniel Alves na vaga de Maicon, Diego e Júlio nos lugares de Kaká e Ronaldinho Gaúcho. Deve iniciar a partida hoje: Júlio César; Daniel Alves, Alex, Lúcio e Richarlyson; Gilberto Silva, Josué, Júlio Baptista e Diego; Robinho e Luis Fabiano.

No lado sueco, uma seleção que já há algum tempo, não mostra aquela força que incomodava muita gente. Mas tem bons valores como Rosenberg e Källström, além do veterano e perigoso jogador, Ljungberg. Porém não vai poder contar com seu melhor jogador e um dos melhores atacantes da atualidade, Ibrahimovic. A Suécia deve entrar em campo com a seguinte formação: Isaksson; Stoor, Mellberg, Majstorovic e Nilsson; Anders Svensson, Sebastian Larsson, Källström e Ljungberg; Rosenberg e Elmander.



É isso ai galera, no final do dia, o resultado e comentários da partida. Um grande abraço

Um Papo de Qualidade!



Galera, quem vos fala é Thiago Romariz. Gostaria de fazer coro as palavras do meu companheiro Danilo e desejar-lhes as mais belas boas-vindas! Muita crítica, irreverência, sinceridade e muita descontração, serão as principais características que vocês poderão ver nos nossos comentários.


Tal qual meu amigo acima, faço jornalismo e sou completamente apaixonado por futebol. Já possuo um outro blog que trata de um assunto diferente ( St'Art ), porém minha paixão mesmo é escrever, e aqui nesse espaço isso será constantemente exercitado.



Análises das rodadas, críticas aos dirigentes, ao TJD e a tudo mais que é a gente gosta de discutir será abordado aqui com a maior frequência possível. Então colegas, ajudem-nos, comentando, discutindo e trazendo mais assuntos para o nosso Papo Boleiro.


Como podem ver o blog ainda está em fase de aperfeiçoamento, mas rapidamente ele estará nas pontas dos cascos para atendê-los da melhor maneira.


Pra começar, um vídeo de uma campanha da inseparável companheira da seleção brasileira sobre a camisa que estreará hoje. Dois monstros sagrados do futebol aparecem no vídeo!


Sejam bem-vindos e aproveitem a visita!


segunda-feira, 24 de março de 2008

Bem-vindos ao Papo Boleiro

Olá pessoal, aqui quem fala é Danilo Monteiro e tenho a honra de fazer o meu primeiro post neste blog. Sou estudante de jornalismo do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), cursando o 2º semestre. Tenho 20 anos de idade, moro em Brasília desde o meu nascimento. Já cursei por dois semestres o curso de Direito no UniCEUB.

Chega de apresentações e vamos falar do nosso querido blog. O Papo Boleiro vem com a proposta de sempre estar trazendo não apenas notícias, mas também (e principalmente) nossos comentários sobre tudo que acontece no mundo do futebol. Jogos, contratações, campeonatos e muitos outros assuntos serão sempre debatidos e você pode participar deixando sempre seu comentário. Destacando sempre o futebol Europeu e claro o melhor futebol do mundo, o Brasileiro, eu e Thiago Romariz vamos sempre deixar vocês ligados no que acontece em um autêntico "papo boleiro". Sejam bem-vindos.





(o video acima, mostra a junção entre duas das nossas grandes paixões, futebol e carros.)