quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Mercado da Bola

Essa época de começo de temporada na Europa é o inferno para os clubes brasileiros. Poucos são os clubes que não perdem nenhum jogador, principalmente se estão bem na tabla do brasileirão. Nas contas do jornalista Paulo Vinícius Coelho 55 atletas já somam a lista de tranferidos nessa janela. Vamos ao resumo das tranferências mais importantes e das que podem vir a acontecer.
Um dos jogadores mais badalados do futebol brasileiro está de malas prontas para a Alemanha. Thiago Neves esteve perto da Inglaterra e Espanha antes de acertar com o Hamburgo. O valor da transação gira em torno de mais de 12 milhões de euros. O clube irá adquirir 80% dos direitos econômicos do atleta. Thiago Neves chega para assumir a vaga deixada por Van Der Vaart, contratado pelo Real Madrid, no valor de 15 milhões de euros. Além de levar Thiago Neves do Fluminense, o clube alemão ainda tirou Alex Silva do São Paulo. Apesar de ser um bom zagueiro, Alex Silva deixará menos saudades na torcida são-paulina do que Thiago Neves deixará na torcida Tricolor. É um dos melhores, se não o melhor meia em atividade no país.

No Beira Rio, a luta para manter jogadores parece não ter fim. Nilmar e Alex são os principais alvos. O atacante colorado parece cada vez mais balançado pela proposta do Zaragoza da Espanha. O clube espanhol parece não medir esforços para contar com o atacante, e para aisso buscou um parceiro para ajudar na tranferência. O "ajudante" seria a Internazionale de Milão, que entraria com mais 2 milhões de euros na negociação, completando os 14 milhões pedidos pelo Inter. Em troca disso, o Zaragoza emprestaria Nilmar por 2 anos à Inter.

Alex está na mira do Al Jazira, clube comandado por Abel Braga. O valor da transação é de 8,5 milhões de euros, 70% (6 milhões) disso iria parar nos cofres do Internacional, os outros 30% nos bolsos de Alex. O atleta já confirma o contato e a transação parece ser iminente. Uma perda quase irreparável para o time gaúcho. Por mais que digam que a contratação de Daniel Carvalho foi uma precaução, para a possível saída de Alex, Daniel Carvalho dificilmente irá atingir sua melhor forma esse ano. A maior perda na minha humilde opinião é no caso Nilmar, se de fato ocorrer a transferência. Um atacante único no país. Rápido, inteligente, habilidoso, decisivo e talentoso. Se ocorrer o negócio, ruim para o Inter, bom para a Inter.
O inexplicável convocamento de Kléber para a seleção parece ter despertado de vez o interesse estrangeiro no lateral/meia. O jogador pode deixar a Vila Belmiro nessa semana por mais de 3 milhões de euros. O clube ainda não foi divulgado. Mais uma péssima notícia para a torcida santista. Parece que o calvário do Santos não acaba mais.

O Flamengo não perdeu tempo e foi às compras. Após perder Souza, Marcinho e Renato Augusto, não faltaram reforços na Gávea. Éverton, Fernandão, Fierro, Sambueza, Fernando, Eltinho, Josiel e Vandinho são alguns dos nomes desses reforços. A maioria para o setor ofensivo e de meio campo, famosos por serem os mais fracos do Flamengo nos últimos anos. De todos esses, os mais conhecidos são Vandinho e Josiel, artilheiros em seus clubes e podem resolver o problema do rubro negro no ataque. Mas o chileno Fierro e o argentino Sambueza podem mostrar serviço no elenco de Caio Jr., e vêm para brigar com Ibson e Kléberson por uma vaga no time titular.

No setor interncional, as transações vêm ocorrendo, mas não da maneira esperada. Tirando a contratação de Ronaldinho, poucas foram as transferências que causaram barulho. Robinho está com os dois pés no Chealsea, Júlio Baptista já estreou no Roma e Shevchenko voltou para o Milan. O Milan parece estar disposto a voltar com tudo esse ano. Além de Ronaldinho, contratou Shev, Zambrotta, Senderos e Flamini. Do outro lado do San Siro, a Inter conta agora com Muntari (volante da seleção marfinense) e Mancini, ambos vieram por 13 milhões de euro. A maior contratação do time italiano, certamente foi seu comandante, o português José Mourinho. Na Juventus a esperaça é o atacante brasileiro Amauri. Na capital italiana, o Roma conta com Júlio Baptista e Riise.

Na terra da Rainha ainda existem novelas a serem concluídas. Robinho deve estar nos próximos dias vestindo a camisa do Chelsea. Além dele, Deco, Bosigwa e Felipão são as novas peças do Blues. Nada de Avam Grant, dessa vez Big Phil é o nome da vez. No Manchester as novidades são poucas. Os promissores laterais do Fluminense estarão a disposição de Ferguson, mas é improvável que joguem essa temporada; apesar de já encantarem os críticos ingleses.Comemoradas mesmo foram as notícias das pemanências de Tevez (pagaram 100 milhões de reais pela oficialização da contratação) e C. Ronaldo. Os Reds vêm mais uma vez para incomodar, trazendo consigo reforços como Robbie Keane, Diego Cavalieri, Degen e Dossena. Na surdina, vem o Arsenal de Arsene Wenger, recheado de garotos (Denílson ex-São Paulo) e pronto para surpreender no Premier League.

Por fora, o milionário 'pequeno' time inglês, como Manchester City contratarou Jô (25 milhões de euros), Ben Haim (ex-Chelsea), Kompany (ex-Hamburgo) e estão perto de acertar com Ronaldo, ex-Milan; O clube rossonero confirma o contato e o atacante pode jogar na Premier nessa temporada. Ainda tem o Tottenham, que agora conta com Giovanni Dos Santos ex-Barça e Gomes, atacante alemão.

No fim do nosso 'tour' pelo mundo das negociações, a última parada é a Espanha. Os dois maiores clubes do país estão em momentos distintos. O Real falou muito e pouco fez. Depois de todo o 'bafáfá' em volta do caso C. Ronaldo, o time madrilenho ficou mesmo foi com Rafael Van Der Vaart. As perdas foram muitas, Robinho (quase) e Júlio Baptista deixaram 'Los Blancos'. na região da Cataluña, o Barcelona se movimentou bastante e contratou vários jogadores. Daniel Alvez, Keita, Hleb, Cáceres e Piqué. Além da permanência de Henry, Eto'o e Messi. O novo técnico José Guardiola vai ter material humano, vamos aguardar se vai conseguir comandar esse time.

Os campeonatos europeus já começaram e o Brasileirão acabou de começar o returno. Até segunda-feira (dia do fechamento da janela) ainda teremos novidades; só nos resta acompanhar e esperar que os times brasileiros não percam ainda mais jogadores.
Obs: Para acompanhar todas as transações que ocorrem no mundo do futebol, acessem esse link www.futebol365.pt/transferencias . Toda e qualquer negociação estará lá.