terça-feira, 1 de abril de 2008

Roma 0 x 2 Manchester Utd.

Parece que a Roma é freguesa assídua dos ingleses de Manchester. Mais uma vez perdeu para o time de Cristiano Ronaldo e cia e mais uma vez em pleno estádio Olímpico, em Roma. Aliás o português mais uma vez decisivo e joganto muito bem. Agora a situação dos italianos é muito complicada, diria que, praticamente impossível. Vai precisar ir até o Old Trafford, na Inglaterra, e golear por uma diferença de três gols, no mínimo. Lembrando que a Roma não pôde contar com o seu melhor jogador, Totti. Mancini fez uma partida muito apagada, como Taddei que foi substituido. Cicinho entrou, mas não acrescentou nada também. O próximo confronto será na próxima semana no dia 9. Até lá pode contar com o seu meio campista principal, tudo vai depender do departamente médico e do próprio jogador. Tá pintando um Manch x Barça, jogão de bola!

O jogo antes de começar causou surpresa para muita gente. O técnico do Manchester United, Alex Fergusson, escalou a equipe com Anderson no meio campo. O mais surpreendente foi a entrada de J.S. Park no lugar de Carlito Tevez. Fergusson, nitidamente, queria aumentar o número de jogadores no meio campo para dar maior poder de marcação e ter um forte contra-ataque. Outra surpresa foi a troca de papel entre C. Ronaldo e Rooney. O primeiro fez o papel de principal atacante e ficou isolado lá na frente como um digno centro-avante e o segundo fez a marcação pelo lado esquerdo quase como um lateral, mas na verdade fazia o papel do meia esquerda. A Roma sem surpresas entrou com Vucinic (muito fraquinho) no lugar de Totti.


A partida começou com ambas equipes se estudando e não arriscando nenhuma jogada mais ofensiva. A Roma tinha mais a posse de bola e tentava chegar, sem sucesso, ao ataque. Já o Manchester segurava a partida com praticamente seis jogadores no meio campo. A etapa inicial ia se desenrolando sem maiores problemas para os dois lados. A Roma conseguiu chegar duas vezes, mas sem causar muito susto. A primeira foi numa cobrança de escanteio que Panucci cabeceou passando perto do travessão. Na segunda oportunidade, Vucinic recebeu no meio, saiu da marcação e bateu forte\ mas a bola foi para fora também raspando o travessão. O Manchester teve uma única mas fatal jogada no ataque, aos 39. A bola chegou na direita para Scholes que levantou a bola na área, como um foguete apareceu Ronaldo que cabeceou sem chances para Doni. Depois do gol a partida esfriou um pouco e o juiz dava por encerrado o primeiro tempo.

Na segunda etapa a Roma veio disposta a mudar o panorama do jogo. Partiu para cima e pressionou os Diabos Vermelhos no seu campo de defesa. Panucci perdeu um gol incrível na linha da pequena área, após um cruzamento. Tonetto também despediçou uma bela chance, recebeu passe na grande área e meteu uma bomba que passou muito perto do gol de Van Der Sar. Aí, na segunda oportunidade no jogo todo, aos 21 minutos da segunda etapa, o segundo gol. Um cruzamento de Hargreaves na cabeça de Park. O oriental botou a bola no meio da área, Doni tentou segurar e deixou a bola escapar, a bola bateu em Panucci e sobrou para Rooney colocar a bola lá dentro. A partir daí os italianos sentiram o golpe e ficou dificil de tentar alguma coisa. E para piorar, o time partiu para o ataque desorganizadamente e abriu muitos espaços para o time inglês. Cristiano Ronaldo em boa jogada colocou a bola na trave após Doni dar um peteleco, salvando o que seria o 3º gol. Depois foi vez de Carrick perder boa chance ao chutar para fora na entrada da área. O jogo foi bem conduzido pelo Manchester até o final, que ainda quase fez um golaço com Ronaldo. Ele recebeu belo lançamento e de voleio quase fez aos 44. Fim de jogo e vitória de C. Ronaldo e cia.

Veja os gols da partida na emocionante voz do narrador... um narrador inglês.(desculpe a qualidade do vídeo, que visivelmente, é totalmente amador. Mais tarde disponibilizo com melhor qualidade)

Schalke 04 0 x 1 Barcelona

No jogo desta tarde o Barcelona deu um importante passo para chegar a semi final, contra o Manchester (isso mesmo, pra mim, os Diabos já estão classificados). Um jogo com poucas emoções, apesar da pressão que o Schalke exerceu no visitante no fim do segundo tempo.

O time do Shalke é muito fraco. Não existe nenhum jogador que possa mudar uma partida. Aliás não existe nenhum jogador diferenciado, todos são medianos. Existem os destaques, o camisa 19 Altintop e o goleador Kuranyi. O lateral da seleção brasileira Rafinha também é um dos destques mas não fez nada que pudesse impedir a vitória do Barça.
O Barcelona entrou em campo tocando muito a bola, a marcação do Schalke não conseguia fazer nada para impedir que o ritmo do Barça fosse imposto. Isso só durou até o Barcelona fazer o gol. Num passe genial de Iniesta para Henry, o atacante chutou em cima do goleiro, mas depois passou para Bojan marcar o gol que daria a vitória ao time da Catalunha. Bojan agora é o segundo jogador mais novo a marcar na Champions League, atrás somente do ganês Peter Oforiquaye, do Olympiacos. Para o Barça, além do gol, chances claras de fazer outro, pouco apareceram. Henry jogava mal, assim como Eto'o sumido o jogo inteiro. Os únicos que jogavam alguma coisa eram Bojan, Xavi e Iniesta. Os zagueiros cumpriram bem o seu papel e não deixaram o time se assustar, Puyol e Milito estavam muito seguros.

Isso até os últimos minutos do segundo tempo. A pressão do Schalke era razoável, o time do Barcelona conseguia controlar os ataques alemães, mas nos acréscimos, o zagueiro brasileiro Bordon deu uma cabeçada rente ao travessão que assustou Valdéz. Logo em seguida, foi a vez de Larsen tentar empatar o jogo, cabeçeando a bola pra fora.

O nível do jogo foi fraco devido, também, ao número de faltas que o time alemão faz. O jogo era parado de instante em instante, principalmente no segundo tempo. Como bate esse time do Schalke 04. Outro fator que enfraqueceu a exibição foi a falta de objetividade dos jogadores do Barcelona, era muito toque de bola sem objetividade, quase nunca conseguiam assustar a zaga alemã.
Que os espanhóis agradeçam a Bojan por estar lá naquela hora para fazer o gol da vitória. Agora é no Camp Nou, e a vaga está quase assegurada. Só não digo que está 100% como o Manchester, por quê na crise em que anda esse time, tudo pode acontecer. Mas acho sim que a semi final será Manchester e Barcelona, tomara que com todos os astros em campo: Cristiano Ronaldo, Rooney, Messi, Eto'o, Henry e quem sabe, o esquecido Ronaldinho.