terça-feira, 19 de agosto de 2008

Vergonha anunciada

A prenúncia de mais uma vergonha nas Olimpíadas vem desde a anunciação de Dunga como técnico, também, da seleção olímpica. Não preciso nem entrar nos detalhes de que o "treinador" escala, arma e comanda muito mal esse time. Onde já se viu um time golear por 5 a 0 e não convencer? Com tantos jogadores de qualidade, temos o "pior técnico do Mundo". Mais uma vez, Dunga nos fez passar vergonha e dessa vez contra um adversário que estávamos acostumados a vencer em momentos decisivos. O que só piora o vexame. Tem como piorar? Tem, aliás com esse treinador a tendência é sempre essa. Para deixar ainda mais embaraçoso, tomamos um chocolate com direito a baile dos hermanos.
Hoje a vez foi da Argentina de nos vencer por 3 a 0. Com show de messi e Aguero, os argentinos não tomaram conhecimento do péssimo futebol praticado pela seleção de Dunga. Muitos e muitos erros a serem apontados. A começar pela não entrada de Thiago Silva, que de longe é o melhor zagueiro do Brasil. Sem sair da defesa, temos a pouca utilização dos ótimos laterais. Rafinha e Marcelo são pouco utilizados nas jogadas de ataque. Mas no meio de tanta coisa ruim, esses dois pelo menos deram mostra que temos dois laterais de excelente qualidade para o futuro. E agora o maior erro na escalação dessa seleção, o meio de campo. Nunca consiguei imaginar e fico até hoje sem conseguir entender, como uma seleção considerada a melhor do mundo joga com três volantes. Diego ficou encarregado de municiar o ataque com Gaúcho, que é escalado pra jogar mais na frente do que como meia. Sozinha o meia do Werder não ia conseguir muita coisa. A pergunta fica, por que não começa com Diego e Thiago Neves? E na frente, o bom atacante Rafael Sóbis, sozinho não tem como fazer muita coisa.
Uma seleção que se bem escalada, poderia jogar muito. Um time que possui excelentes jogadores habilidosos, técnicos e merecedores de estarem vestindo a amarelinha. Mas não possui o essencial, um técnico de verdade. Claro que o Dunga não pode ser o único a sair ileso nisso. A culpa começa lá na CBF, que é a entidade que coloca um inexperiente para treinar a maior seleção do mundo.

Pensei muito antes de vir postar aqui, logo depois de um vexame. Talvez por estar de cabeça quente, falaria muita besteira. Mas estar de cabeça quente, coloca à tona todas as verdades que queremos dizer. E venho aqui, representar milhões de vozes, que como eu, ficou indignado com mais uma chance desperdiçada. Chance que poderemos nunca ter novamente, já que o futebol é cogitado a não ser mais um esporte olímpico. Em um mar repleto de erros, a única coisa boa são os laterais e o goleiro. E o maior erro de todos os tempos se chama Dunga. Agora nossa torcida, não é por um bom futebol, nem pelo bronze. Nós iremos torcer agora, para que medidas sejam tomadas. Dunga precisa sair.