quinta-feira, 24 de abril de 2008

Libertadores: Parte Dois

A partir da semana que vem começa um novo torneio continental. A fase eliminatória da Libertadores da América é uma competição completamente diferente do mata-mata que está por vir. Abaixo vamos analisar os confrontos das oitavas-de-final, e alguns palpites para as quartas-de-final:



Fluminense (BRA) x Atlético Nacional (COL)
O melhor time da primeira fase foi o Fluminense.Tem a melhor defesa da competição com somente 3 gols sofridos e disputará todos os jogos de volta no Maracanã. Mesmo com essa ótima campanha na primeira fase, o Flu não tem enfrentado boa fase, pois perdeu a final da Taça Rio para o Botafogo. Apesar de ter tido problemas com o setor ofensivo nos últimos jogos, parece que Dodô voltará ao time. Recuperado da cirurgia que tinha feito no rosto por causa de um choque durante a partida contra o Friburguense pelo Carioca, Dodô pode ser um grande reforço na segunda fase da Libertadores.
O time do Atlético Nacional ficou em segundo do grupo do São Paulo, conseqüentemente foi o pior time classificado na primeira fase. Porém como dissemos no começo do post, a segunda fase é uma competição diferente. O time colombiano não tem mais a força que tinha há alguns anos quando o futebol colombiano era comandado pelos cartéis da máfia, no caso do Atl. Nacional, o cartel de Mendellín.
No confronto que deve acontecer na quarta feira que vem, o Flu é favorito. Não somente pela cmapanha mas também por quê o time colombiano não apresentou um grande futebol, nem deve apresentar muita resistência. A marcação e a vontade são os trunfos do Atl. Nacional, porém nada que o time Tricolor não tenha capacidade de superar. Mesmo assim, deve-se tomar um cuidado extra pois ano passado o Flamengo (2° melhor à época) foi surpreendido pelo desconhecido Defensor-URU.
Palpite? Dá Tricolor.
Flamengo (BRA) x América (MEX)
A vitória apertada em cima do Coronel Bolognesi por 2x0 no Maracanã fez o Flamengo pegar o bom time do América do México. O time de Joel Santana estará completo para a segunda fase da LA. Mesmo não apresentando um futebol bonito nos últimos jogos, o Fla é um time de chegada e possui bons jogadores que devem fazer a diferença nesse confronto. A motivação perante a ida de Joel para a seleção da África do Sul deve se rum ingrediente a mais para a classificação; mas a eliminação no ano passado deve ser motivo suficiente (pelo menos é assim que a maioria dos torcedores deve pensar).
O rico time do América do México tem jogadores conhecidos e um grande estádio lotado por uma torcida fanática. Apesar da campanha horrorosa no campeonato mexicano onde é o lanterna (2 empates, 11 derrotas e apenas 2 vitórias), o time deve jogar todas as fichas nesse jogo. Um destaque a fazer no time é o extraordinário goleiro Ochoa. Quem não o viu ainda jogando não perca essa chance. Certamente é um dos melhores do mundo.
Esse é um duelo mais equilibrado do que o dos Tricolores Cariocas. O América é um time muito experiente e bem armado. Se o Flamengo não levar se intimidar e jogar com a grandeza que possui pode até sair do México com um bom resultado. Só não pode subir no salto. Se subir, encontra lá em cima o Defensor, aí já viu...


Palpite? Dá Flamengo.




River Plate (ARG) x San Lorenzo (ARG)

Esse vai ser um jogaço. Vi somente um jogo inteiro do River Plate, o restante vi os VT's ou os melhores momentos; mesmo assim foi um time que me chamou atenção. Tem um ataque perigoso formado por Falcão Garcia e 'El Loco' Abreu. Ortega dá uma técnica a mais para o meio campo; formando assim um time ofensivamente perigoso. O time parece está muito bem armado pelo ex-jogador/açougueiro, hoje técnico, Diego Simeone. Quanto a torcida e tradição não precisamos nem comentar, o Monumental de Nuñez fala por si. O San Lorenzo é um time que acompenhei mais. A presença do irregular mas talentoso D'Alessandro é um fator que incomoda qualquer adversário. Mesmo não tendo jogado bem contra o Cruzeiro em ambas as partidas( as vi por completo), é um time que pode surpreender. Clássico é clássico, e esse vai ser de arrepiar.

Palpite? Dá River.




Atlas (MEX) x Lanús(ARG)
Vi dois jogos de ambos. Atlas x Boca, Atlas x Colo-Colo e Lanús x Estudiantes (jogaço), Lanús x Danúbio. O Atlas tem uma marcação bem forte e conta com o apoio de uma torcida muito barulhenta. Não possui um grande jogador mas tem um conjunto forte. Já o Lanús é o atual campeão argentino e tem um time mais organizado e guerreiro. No empate de 3x3 contra o Estudiantes, o Lanús mostrou que não desisti fácil e luta até o fim pelo resultado, seja ele qual for.
Palpite? Dá Lanús.

Cruzeiro (BRA) x Boca Juniors (ARG)

Esse também vai ser de arrepiar. O Cruzeiro vem credenciado de uma ótima e convencedora campanha na primeira fase. Conta com talentos como Marcelo Moreno, Guilherme, Ramirez e Wagner. Todos muito jovens, característica que pode fazer muita diferença no primeiro confronto em La Bombonera. Mesmo com toda essa juventude em campo, o time é muito bem organizado por Adilson Baptista, e apesar dos tropeços recentes (goleada do Potosí e empate com o Ituiutaba) ainda é forte candidato ao título.
O Boca Juniors é um o bicho-papão da América. Atual campeão e detentor de um craque no elenco (Riquelme) é um time fortíssimo quando chegam as decisões. O time é basicamente o memso do ano passado, mas parece não ter encaixado nessa temporada. Riquelme ainda não está 100%, Palermo e Palacio não vem bem e a defesa não é grande coisa. Falha bisonhamente diversas vezes.Contra o Maracaibo foi um absurdo não ter levado um gol; pois os venezuelanos tiveram muitas chances claríssimas, mas pela técnica péssima de seus jogadores, eles não conseguiram concluir nenhuma.

Realmente é um confronto complicado. Pelo lado da técnica, mesmo com Riquelme do lado argentino, eu apostaria nos brasileiros. Nenhum dos jogos do Boca me mostraram um futebol realmente convincente. A experiência é o que vai pesar para o lado cruzeirense. Com um bom jogo na Bombonera, o time mineiro pode se classificar.

Palpite? Dá Brasil!





Estudiantes (ARG) x LDU (EQU)

Esse time do Estudiantes é muito bom. Tem um meio campo forte e conta com a categoria de Verón. Como todo time argentino, é guerreiro e a torcida é fator prepoderante nos jogos em casa. Já o LDU tem um time meia boca. Conta com um bom jogador, liso e habilidoso, Guerron. Fora isso não produz nenhum medo.

Palpite? Dá Estudiantes.




São Paulo (BRA) x Nacional (URU)

O futebol que o São Paulo vem apresentando não impressiona a ninguém. Se não impressiona pelo menos serve para ganhar e se classificar em primeiro lugar do grupo. As jogadas aéreas na área e os chutes/jogadas individuais de Hernanes, são as únicas armas de um time que ainda não se encaixou esse ano. Um retrato do desempenho do São Paulo é Richarlyson, que atuou de forma vergonhosa ontem.
O Nacional é um time de força. Tem um estádio e uma torcida que fazem a diferença, combinados com um time que gosta de jogar pelo alto para aproveitar o grandalhão Morales; todos esses fatores são um grande perigo para o tricolor.
Mesmo passando por uma fase ruim o São Paulo tem muita tradição nessa competição. A torcida e os jogadores sabem da importância dos jogos da LA nessa fase e pelo menos o empenho deve mudar. Certamente será um jogo duríssimo, diria até que um dos mais equilibrados.

Palpite? Dá tricolor.


Cúcuta (COL) x Santos (BRA)
Eu gosto do time do Cúcuta. É organizado, técnico e gosta de jogar no ataque. Deu um sufoco no último jogo do grupo contra o próprio Santos. Tem um camisa dez habilidoso (Urbano) e um ataque perigoso.
O Santos vai ter que se superar para passar para a próxima fase. Apesar da evolução que vem ocorrendo no time nos últimos jogos, o time ainda necessita demais dos lampejos de Kléber Pereira e Molina. Leão vai ter que suar muito para classificar. Um ótimo resultado no primeiro jogo aumentam as chances, mas é difícil.
Palpite? Dá Cúcuta.