quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Até quando?

Essa pergunta deve estar sendo feita por milhões de brasileiros. Poucos entenderam quando Dunga foi chamado pra assumir a Seleção Brasileira. Como um treinador com pouquissima, ou melhor, nenhuma experiência pode assumir um cargo de tamanha responsabilidade? Antes de pegar esse comando nosso volante da copa de 94 nunca, eu disse, nunca dirigiu nenhum clube. Seria tamanha irresponsabilidade da CBF? Ou seria tudo planejado, pelo "querido" Ricardo Teixeira? A única explicação que se tem, para quem não vive o dia-a-dia de CBF e Seleção é que Dunga é o capacho do presidente da nossa confederação. Não sei se teria outra explicação. Falta de técnico não é. Quantos bons técnicos o Brasil possui? Luxemburgo, Muricy, Abel Braga, Autuori e Felipão (que já manifestou sua intenção de voltar).


Nos dois últimos confrontos, pode-se observar como joga mal a seleção de Dunga. Mesmo goleando, a fraquíssima Venezuela, o futebol mesmo assim não convenceu. Muito pelo contrário, Júlio César foi um dos melhores em campo naquela partida. Goleiro que , diga-se de passagem, é um dos melhores do mundo atualmente. Ontem, no Maracanã, mais um vexame e novamente se ouviu o grito que tanto ecoou no Mineirão e no Engenhão: "Adeus, Dunga!". Ontem e por muitas vezes, realmente, a culpa não foi só de um. Os jogadores, não vêm atuando da forma como se esperam. E se não for falar demais, parece faltar vontade de vencer. Mas quem convoca e quem escala é apenas uma pessoa. Ou pelo menos nós acreditamos nesse conto de fada. E pior, quem arma e escala é Dunga.


Um tabu que a Seleção vem enfrentando é a de não vencer dois jogos seguidos a mais de cinco anos pelas eliminatórias. Fato que não é apenas atribuido a Dunga, pois ele só assumiu a equipe em 2006. Empatar com Colômbia e, principalmente, Bolívia jogando em casa é no mínimo frustrante. E a pergunta volta novamente, até quando? Será que precisará de um vexame histórico para tirar Dunga? Será que Ricardo Teixeira tem medo de ver um técnico que realmente "mande" no time? Com muita fé, espero que o presidente esteja esperando pelo fim do Campeonato Brasileiro para trocar o comando. Até porque, tirar Luxa ou Muricy dos seus clubes atrapalharia e muito.


Não tenho dúvidas de que o Brasil irá para a Copa e 2010, apenas uma catástrofe tiraria isso de nós. Mas para almejar uma coisa melhor para a nossa querida Seleção, não vejo o Dunga conseguindo realizar isso. Outra ponto, consigo separar bem o técnico do ex-jogador. Espero que o torcedor brasileiro também. Afinal, Dunga nos ajudou e muito na conquista do tetra. E esperamos que ele perceba que isso está manchando sua brilhante carreira. No mais, sei que isso vai demorar pra acontecer, mas a grande esperança de um futebol brasileiro um pouco mais organizado e sem desconfianças é o "aclamado" Ricardo Teixeira longe da presidência da CBF.