domingo, 30 de março de 2008

Um giro nos Estaduais

Domingo a noite, mais especificamente após as 20h10, é dia de sentar (ou em pé, ou deitado) e trocar um bom "Papo Boleiro" com os amigos, parentes e até com o cachorro se você quiser. Então vamos fazer isso e dar um giro pelos principais campeonatos estaduais do Brasil. Aliás campeonatos que estão chegando na reta final e ficando mais emocionantes, tirando o carioca que está dando a lógica e sem dificuldade alguma. Culpa de uma federação ruim, sempre envolvida em polêmicas e que não dá valor para fazer um campeonato competitivo, que agrade aos olhos do torcedor e realmente sirva de teste para os grandes clubes. É uma vergonha ver o que estão fazendo com os times pequenos. O problema é que não podemos apenas deixar os clubes de baixo investimento se livrarem sem culpa, até porque os dirigentes de tais concordaram com esse absurdo.

Enfim, vamos falar de assunto bom que é melhor. Já que falamos do carioca vamos aos fatos deste. No sábado, Flamengo foi o grande da rodada e decepcionou a torcida com um apagado time, contra um adversário que não vem bem, o Madureira. Resultado final foi o mais justo para uma partida medíocre, 0 a 0. Destaque para a nova camisa do clube rubro-negro, o 3º uniforme. No domingo Vasco, Fluminense e Botafogo entraram em campo para fechar a penúltima rodada. Os dois últimos fizeram o clássico que foi comentado no post abaixo pelo nosso amigo Thiago. O Vasco chegou as semi-finais como o time mais fraco dos quatro. Jogando uma péssima partida, foi derrotado pelo Volta Redonda por 2 a 1. Mesmo assim o time se classificou antecipadamente, graças ao empate do Madureira. O clube cruzmaltino tem um bom setor ofensivo, mas sua defesa é muito fraca. Time sem equilibrio não chega muito longe. No clássico, o misto do Botafogo garantiu a primeira colocação ao bater o Fluminense, por 3 a 1. Jogo que não valia nada. Renato Gaúcho sabiamente poupou seus jogadores.


No paulistão as semis estão começando a se desenhar. Dois times se garantiram nessa rodada, com um jogo de antecedência. Guaratinguetá e Palmeiras venceram com facilidade suas partidas e agora vão lutar pela liderança. Outro que deu um importante passo foi o São Paulo, em uma tarde inspirada de Adriano que marcou dois, o time bateu o Bragantino por 2 a 0. O Corinthians não com a facilidade dos três acima venceu o Marília por 3 a 1. Destaque vai para o bom lateral esquerdo André Santos que vem se mostrando a melhor contratação do clube. Agora o Timão precisa torcer por tropeços de Ponte ou São Paulo para se classificar. Quem ficou bem distante de uma classificação foi o Santos, que ficou no empate em 1 a 1 com o lanterna da competição Rio Claro. Esse vai ter que torcer por uma série de resultado, mas tem confronto direto contra a Ponte Preta. Outro que disputa a vaga é o Barueri que venceu uma dificílima partida contra a Lusa no Canindé, 3 a 2. Também precisa de combinações de resultados, mas sua situação é melhor que a do Santos.

No campeonato mineiro os dois grandes garantiram suas vagas. O Galo venceu, ou melhor, humilhou o Rio Branco com um resultado bem elástico, 6 a 0. Parece que o time começa a engrenar. O Cruzeiro não goleou, mas venceu o fraco e preocupante Ipatinga por 2 a 0. O tigre luta contra o rebaixamento. Que situação para um clube que só vinha convivendo com vitórias nos últimos anos. É de fato um time que deve brigar para não rebaixar no Brasileiro de 2008. O Tupi, da minha querida Juiz de Fora, é que vive grande fase e também já se classificou para as semis. Agora faz o último jogo contra o Cruzeiro para decidir quem vai terminar a primeira fase no topo da tabela. Cruzeiro tem 23 e o Tupi 21.

No Gaúcho Grêmio e Inter, principalmente o Colorado, começaram muito bem as oitavas. Em um confronto mais complicado, o Tricolor bateu ,fora de casa, o razoável time do Juventude. Reinaldo (ex-Botafogo) parece ter ressurgido das cinzas e marcou os dois gols da vitória por 2 a 1. Contra um time teoricamente mais fraco que o Juve, o Colorado não tomou conhecimento do Canoas e goleou, também fora de casa, por 4 a 1. Guiñazu, Alex(2) e Índio foram os marcadores da partida. Agora tem os jogos de volta. Outros resultados: o São José empatou em 1 a 1 com o Caxias e na outra partida válida pelas oitavas, Sapucaiense recebeu o Internacional SM e venceu por 2 a 1.

É isso amigos, no meio da semana teremos confrontos importantes na Libertadores e na Copa do Brasil e estaremos aqui para comentar. Fiquem com um vídeo bem interessante:

O Melhor nos Clássicos

O clássico Fluminense x Botafogo que ocorreu hoje no Maraca acabou em 3 x 1. Renato Gaúcho optou por poupar o time titular (exceto o goleiro) e Cuca a mesclar o time, com quase 80% do seu time principal (Welligton Paulisa, Diguinho, Jorge Henrique, Lúcio Flávio, Castillo, Triguinho e Renato Silva). A superioridade alvinegra foi evidente e isso se refletiu no placar. O Botafogo ganhou os dois clássicos da Taça Rio, e pode ir para as semifinais com um aproveitamento de 100% na Taça Rio, basta vencer na última rodada.

O Botafogo comandou todas as ações nos primeiros 45 minutos. Impressionante como o Fluminense não fez absolutamente nada que assutasse os defensores botafoguenses. Tirando uma ou outra investida de Tartá (tinha a louca obsessão de toda vez que pagava na bola, precisava pedalar; mesmo assim jogou bem), o Flu não fez absolutamente nada no quesito ataque. A escalação do time foi praticamente feita com 4 volantes. Assim qualquer tentativa de ataque parava nos pés de Romeu Fabinho.

Já o Botafogo mesmo que meio sonolento, tentava abrir espaços na zaga tricolor. Trocando passes ao redor da área, Fábio, Lúcio Flávio e Wellington Paulista assustaram o gol de Fernando Henrique algumas vezes. Diguinho não deixava os atacantes sequer passarem da intermediária, e com a ajuda de Túlio Souza (boa contratação) chegava para apoiar no ataque. Mas apesar da presença na área do adversário, o Bota não conseguia uma infiltração mais efetiva, e o jogo foi pro intervalo com o placar inalterado.



No segundo tempo o Botafogo voltou pra decidir e rapidamente o artilheiro do campeonato deixou a sua marca. Numa boa jogada de Fábio, Wellington Paulista recebeu na entrada da área e colocou a 'pelota' nas redes. Foi o 13° gol do atacante no Campeonato Carioca. Foi nessa hora que Renato Gaúcho começou a dar uma cara de mais jovem para o clássico vovó. Colocou em campo o atacante Alan (18 anos). No lugar do péssimo Fabinho. Mas não adiantou nada, o time do Botafogo ainda era muito melhor. Aliás, o toque de bola que o técnico Cuca impõe no seu time é de impressionar. Tudo bem que era um jogo que não valia uma vaga, ou um título, mas é bonito ver a bola rolando de pé em pé.



Meados do segundo tempo, pênalti para o Botafogo. Alguns dizem que foi duvidoso, até por quê Fábio caía em 50% das jogadas em que participava. Mas aconteceu a penalidade, Gustavo Nery foi descontroladamente atrás do atacante e cometeu a falta. Lúcio Flávio bateu forte, e mesmo tocando na bola, Fernando Henrique não pegou. A displiscência do Botafogo depois de ter feito os dois gols, ajudou o Fluminense a melhorar no jogo e ter algumas chances. Numa belíssima arrancada do volante Maurício (joga muita bola esse garoto, apenas 19 anos), ele passou para David que chutou na trave e sobrou para o garoto Alan complatar para as redes. Querendo jogar todos os meninos em campo, Renato colocou Marinho, 18. O ataque do Fluminense era agora, todo formado por jogadores juniores. Tartá, Maicon, Alan e Marinho. Um impedimento muito mal marcado, deixaria Alan novamente na cara de Castillo, mas o empate não veio.
Vendo que o time estava perdendo o controle do jogo, Cuca colocou Índio para controlar o setor direito do campo botafoguense e aniquilou o jogo rapidamente. Por volta dos 40 minutos, num contra ataque, Wellington Paulista passou a bola para Índio, que cruzou para Jorge Henrique marcar o terceiro gol do Fogão. A torcida pó-de-arroz reclama que a bola não entrou, mas pelas câmeras de TV, a bola parece ter entrado sim.
No meio da semana, o time de Cuca tem um compromisso pela Copa do Brasil contra o River, em Babacal ( onde? ).

Já o Fluminense joga pela Libetadores contra o Libertad no Maracanã. O time titular vai todo poupado e se vencer o Flu garante a vaga na próxima fase.

Dessa maneira os confrontos das semi, parecem realmente ser Flu x Vasco e Fla x Bota.
Só nas semifinais mesmo para esse campeonato ter graça. Que venham as finais!