terça-feira, 6 de maio de 2008

Preleção da Copa do Brasil

O torneio que encurta o caminho para uma Libertadores está se afunilando. Já estamos nas quartas de finais. Se já estava sendo difícil, agora promete ficar mais ainda. Dos oito clubes que sobraram, seis são da série A. São eles: Atlético Mineiro, Botafogo, Corinthians, Internacional, Sport e Vasco. Os outros dois são das séries B e C. A grande surpresa ficou por conta do xará dos paulistas Corinthianos. Trata-se do Corinthians de Alagoas. O clube vai fazendo história na competição. É a grande zebra? Sim. Mas eles possuem uma estrutura belíssima, de dar inveja a clubes de ponta. E promete dar bastante trabalho ao Vasco. O outro clube que completa a lista é o São Caetano. Apesar de ter um time bem fraco, vem surpreendendo. Mas perdeu seu principal jogador para seu rival das quartas o Timão. Douglas agora veste preto e branco da capital paulista. Vamos aos pitacos da Copa do Brasil.

CORINTHIANS x SÃO CAETANO

O Corinthians quase se classificou no difícil campeonato paulista, vencido pelo arqui-rival Palmeiras. Os corintianos não tem nem um timaço, mas o desse ano é infinitamente melhor que o do ano passado. Ainda não vão poder contar com alguns reforços como o apoiador Douglas (ex-São Caetano), mas os onze titulares estão formados e prontos. A passagem das oitavas que parecia se complicar, foi mais tranquila do que se esperava. Ao perder pro Goiás por 3 a 1 em Goiânia, o Timão se viu numa enrascada. Em São Paulo, não tomou conhecimento dos goianos e aplicou uma goleada, 4 a 0. Chegam embalados. E o São Caetano? O time foi mal no paulistão. Não joga um futebol convincente e arrisco dizer que é o único time nessa fase que não vejo esperanças para classificação. É o primeiro confronto das quartas, que começa hoje. O primeiro jogo é no Pacaembu, casa do Timão.

Quem passa? CORINTHIANS

VASCO x CORINTHIANS-AL

Quem olha para esse confronto deve dizer: "com certeza vai dar Vasco.". Engana-se quem acha isso. Isso porque os dois times vivem momentos distintos e o time Cruzmaltino não está com essa bola toda. Corinthians de Alagoas promete surpreender muita gente. O clube conta com uma estrututa impecável e joga na base da raça e da disposição, tirando que tem alguns talentos que valem a pena ser visto. O Vasco ao contrário, vive uma fase muito ruim. Não venceu nenhum clássico no estadual, não chegou a nenhuma final e o time é bem fraco. Quem chega para ajudar e MUITO é Leandro Amaral. Esse tem talento de sobra e é um dos melhores atacantes do Brasil. Pode ser muito interessante fazendo dupla com o Edmundo. Um confronto que tem tudo para ser equilibrado, mas no final das contas a camisa e a tradição pesa. O jogo é nesta quarta-feira em São Januário.

Quem passa? VASCO

INTERNACIONAL x SPORT

Aqui talvez o confronto mais equilibrado das quartas de final. Bem, o Inter é fora de série. Não precisamos tecer tantos comentários para saber a grandeza e a força que tem os gaúchos. E para deixar a disputa mais quente, a goleada histórica que o time de Abel aplicou no Juventude. Nada mais, nada menos que 8 a 1 (9 a 0 pois o gol do juve foi contra). O time de caxias era uma pedra no sapato do Inter. Em quatro confrontos esse ano, foram 3 vitórias dos alviverdes. Enfim, estamos falando de Copa do Brasil. E o Sport? Uma campanha excepcional no Pernambucano. Venceu os dois turnos e nem precisou fazer a grande final. E mais incremento para essa partida de quarta-feira. Os pernambucanos eliminaram nada mais, nada menos que o fortíssimo Palmeiras e não foi uma eliminação qualquer. Aplicou uma goleada, 4 a 1. Chega mais do que embalado. Promessa de uma disputa acirradíssima. O Sport novamente decidirá a vaga em casa. O jogo amanhã é no Beira-Rio. Sport pra mim supreende de novo.

Quem passa? SPORT

ATLÉTICO/MG x BOTAFOGO

Outro confronto que promete ser equilibrado (menos que o de cima). Mas não pelo momento bom. Muito pelo contrário. O Galo é hoje ao lado do Vasco, um dos grandes clubes com um time fraquíssimo. Salve Danilinho, que é um jogador perigoso. E pra piorar a situação dos atleticanos? Foi goleado por 5 a 0 para o seu grande rival, o Cruzeiro. Uma vergonha que desencadeou uma crise entre o time e a torcida. Mas agora vai apostar todas suas fichas no torneio e isso deixa o time mais forte com toda certeza. Ainda mais por esse ano ser o centenário do clube. No lado carioca a situação é diferente. O Botafogo tem um time muito mais forte que o do Galo, mas sofre com o péssimo banco de reservas. Cuca precisa sempre se desdobrar para mexer e dar algum efeito. O clube perdeu a final do Carioca para o Flamengo e isso abalou bastante a equipe. Mas ao contrário dos atleticanos, os botafoguenses deram mais apoio ainda aos jogadores e ao técnico. E isso pode prevalecer no segundo jogo no Engenhão. Um confronto que como o de Inter e Sport é dificil dar um vencedor. Mas vou no Botafogo pela força do time e do artilheiro Wellington Paulista.

Quem passa? BOTAFOGO