sábado, 4 de outubro de 2008
PapoCast
A Reta Final
Para alguns times são 10 jogos para outros 11 jogos. O fato é que o Brasileirão está em sua reta final e até agora absolutamente nada foi definido. O título é imprevisível, o rebaixamento e a Libertadores também. No meio de semana aconteceram alguns jogos, vamos à eles:
- Fluminense x Goiás
O calvário do Flu já está pronto. A torcida que tanto comemorou no começo do ano, vai passar por bons bocados até o fim do campeonato. A partida diante do Goiás em pleno Maracanã, mostra a incapacidade do time de reagir perante esse momento difícil. Sobram raça e força de vontade, faltam técnica, organização e sorte. Com Conca sobrecarregado e Ciel perdendo gols impressionantes o Tricolor vê o abismo cada vez mais de perto. Para melhorar as coisas a diretoria demitiu Cuca e contratou René Simões. É favorito ao rebaixamento, devido a sua tabela: Cruzeiro, São Paulo, Atlético-PR, Vitória, Figueirense e Inter fora. Em compensação tem confrontos diretos dentro de casa como Portuguesa, Ipatinga, Vasco; para complicar ainda pega o Palmeiras no Maracanã dia 25/10 .
O Goiás do técnico Hélio dos Anjos parou de vencer, mas mesmo assim faz uma belíssima campanha no segundo turno. Contou com a incompetência de Fredson (1 minuto em campo foi expulso) e Fernando (também expulso), mas conseguiu segurar o ímpeto de uma equipe desesperada. Mesmo sem seus principais jogadores Romerito (machucado) e Paulo Bayer (suspenso) Hélio dos Anjos soube suprir a ausência de deles com um esquema mais defensivo e oportunista no ataque. O Goiás já está em 7, a três pontos da zona da Libertadores. Não será surpresa se daqui a pouco figurar entre os 4 primeiros. Ainda tem confrontos importantes dentro de casa como Inter, Cruzeiro, Botafogo e São Paulo. Fora do Serra Dourada tem confronto direto com Coritiba, Palmeiras e Flamengo.
- Cruzeiro x Sport
O sonolento Cruzeiro acordou nessa quinta feira, mas ninguém garante que permanecerá assim até a próxima rodada. Depois de perder confrontos importantes frente a Palmeiras e São Paulo, a equipe mineira subiu na tabela, está em 3° com 49 pontos, apenas 1 atrás dos líderes Palmeiras e Grêmio. Antes mesmo de começar a partida o Cruzeiro já tinha problemas, Thiago Heleno sentiu dores e foi substituído por Leo Fortunato, já Wagner foi substituído por Camilo, devido a uma contusão. O gol só saiu no segundo tempo quando Adilson já começava a ser chamado de burro pelo torcedor. Gérson Magrão marcou o gol da vitória. Mesmo com uma vitória simples o Cruzeiro está vivo na disputa pelo título. Ainda terá disputas diretas com Grêmio, Flamengo Goiás e Inter.
O Sport vai no ritmo da marola. Sem nenhuma pretensão no campeonato por estar classificado para a Libertadores 2009, o time pernambucano joga para cumprir tabela. Mesmo assim dá trabalho a todos os adversários, vide os dois últimos jogos, contra o Flamengo e esse contra o Cruzeiro. Todos jogos duros, decididos no detalhe. O clube pensa mais na formação da equipe para o ano que vem do que no desempenho no Brasileirão. Ainda irá enfrentar Vasco, Naútico, Grêmio, Santos, Atlético-PR, Goiás, Ipatinga, Atlético-MG, Portuguesa e Coritiba. Como o Fluminense ano passado, mesmo descompromissada com a tabela, a equipe vai dar trabalho para seus adversários.
- Vitória x Portuguesa
Depois de uma decaída na tabela, o Vitória voltou a vencer. Com gols de Marcelo Cordeiro, Robert e Marquinhos o time de Vágner Mancini está com 43 pontos em 6 lugar; porém com 1 jogo a mais que Botafogo, Inter e Coritiba. Em apenas 8 minutos o placar já marcava 2x0 para o time da Bahia. Por mais que tenha caído nas últimas rodadas, o Vitória pode chegar ao G4, pois está a 3 pontos do 4° colocado Flamengo. O trabalho de Mancini já mostra bons resultados, com um elenco mais competitivo o Vitória pode chegar longe.
A Portuguesa está agonizando na zona do rebaixamento. Com 27 pontos ainda pode escapar, mas está tudo muito embolado. Seus confrontos diretos serão importantes, tais como Ipatinga, Fluminense e Náutico. Certamente tem uma das sequência de jogos mais difíceis em comparação ao seus adversários diretos. Ainda enfrenta Flamengo, Coritiba, Grêmio, São Paulo, Goiás e Cruzeiro.