segunda-feira, 11 de agosto de 2008

E o 2º promete!

Chega o fim do primeiro turno com um campeão simbólico e três grandes clubes na zona de rebaixamento vivendo fases bem ruins. Como já falado em post anterior a esse sobre o Brasileirão, o Grêmio(41 pontos) é mais líder do que nunca, aumentando nessa rodada sua vantagem para cinco pontos sobre o vice-líder Cruzeiro(36 pontos). O G4 do "bem" termina com Palmeiras(34 pontos) e São Paulo(33 pontos). Já o G4 do "mal" integra três campeões brasileiros. Vasco(19 pontos), Santos(17 pontos) e Fluminense(16 pontos) viveram meses bem ruins. Durante esse mês de julho o campeonato deu uma reviravolta. Times cairam de produção e outros subiram. O time que mais caiu foi o Náutico, que se não fosse pela vitória em cima do Santos na última rodada, começaria o returno na zona da degola. O time que mais subiu de produção nesse último mês foi o Botafogo. O aproveitamento do técnico Ney Franco é de 74% desde que assumiu o Alvinegro carioca. Uma fase maravilhosa passa o time da estrela solitária, que venceu os quatro últimos jogos.


Nesse domingo sete jogos fecharam o primeiro turno. Começando pelo excelente time do Coritiba. Venceu, convenceu e matou o Sport em Curitiba por 3x0. O Coxa é outro time que cresceu bastante no campeonato, mas tem uma campanha mais sólida e consistente do que outros. Está apenas a um ponto do São Paulo, com 32 pontos. Dorival vai mostrando ser um dos grandes técnicos nessa nova safra. E conta com um craque, Keirrison. Atacante matador nato, joga muita bola o garoto. Dizem que ele já está com um pé no Palmeiras em 2009. Ponto negativo para Durval, que fez talvez a pior partida de toda sua carreira.

Vitória e Vasco fizeram um duelo distinto. Um disputando o G4 lá de cima e o outro o G4 lá de baixo. Nenhuma surpresa, a não ser pela goleada de 5x0. Se é que posso chamar de surpresa. O time do Vasco é sofrível. Reforços para ontem é tudo que os cariocas precisam. E ainda deve ficar alguns jogos sem Leandro Amaral. A série B nunca esteve tão perto do clube. Já o Vitória faz uma campanha de dar inveja. Wagner Mancini, como o Dorival do Coxa, é um dos grandes técnicos da nova safra de treinadores. Os baianos tem um time muito bem montado e o plantel está nas mãos do treinador. Mesclando jovens jogadores, com outros mais rodados, deve disputar sempre lá em cima. Destaque para o jovem Marquinhos e o camisa 10 Ramon, que voltou a encontrar seu bom futebol. O Vitória está com 32 pontos, em 5º. O Vasco amarga a 17ª colocação com 19 pontos.


Botafogo e Palmeiras travaram o duelo mais esperado da última rodada do primeiro turno. Para muitos Alvinegros, encarada como uma final. O jogo, mesmo sendo dia dos pais, recebeu ótimo público. 30.000 pessoas acompanharam a vitória magra, mas de importância sem tamanho para o clube de General Severiano. Zé Carlos foi o herói marcando o único gol da partida. O Palmeiras parecia um pouco desinteressado e só querendo defender. Valdívia e Kléber foram parados pela defesa do Botafogo. No lado dos cariocas, Jorge Henrique (dando passe decisivo para o gol) e Thiaguinho foram os grandes jogadores. E mais uma vez, o Bota vai mostrando que volta a brigar por dias melhores. Se no começo a previsão era de fugir da série B, agora a Libertadores está mais perto do que nunca. A chegada de Ney Franco mudou por completo o time. O time parece muito o da "era" Cuca, mas para mim até melhor. Ney arrumou ainda mais o setor defensivo. Renato Silva vem jogando muito. O time da estrela solitária continua ocupando a 8ª colocação, mas apenas a 2 pontos do G4, com 32. O Palmeiras perdeu a chance de assumir a vice-liderança e soma 34 pontos.



A Portuguesa bateu em casa o ótimo time do Cruzeiro. Agora, tem que ficar registrado o PÉSSIMO estado do gramado. Uma vergonha para um grande time como a Lusa. Uma vergonha para um campeonato de tamanha grandeza como é o Brasileiro. Mas não é desculpa para a Raposa. Jogou mal e mereceu a derrota. Ainda contou com um gol mal anulado de Jonas. Ele que abriu o placar para a Lusinha. Edno fez o segundo gol do jogo e Fabrício descontou. Nada para assustar o torcedor azul celeste. O time do Cruzeiro vai disputar o título. Já a Portuguesa respira um pouco mais na luta para sair do G4 do "mal". Deve ser a dura rotina da Lusa nesse ano, mas quem sabe não reage e melhora sua posição. Os paulistas ocupam a 14ª posição com 22 pontos. Os mineiros são 2º colocados com 36.


O Internacional mais uma vez tropeçou diante de sua torcida e começa a ficar longe de uma disputa pela Libertadores. No papel eu até diria que é o melhor time do país. Fortíssimo na escrita, ainda não engrenou dentro das quatro linhas. Ontem apenas empatou em 1x1 com o Figueirense. Diogo abriu o marcador e Nilmar, impedido, empatou a partida. O jogo serviu de estréia para Daniel Carvalho. Visivelmente acima do peso, o jogador mostrou que vai ser muito útil. Fez bons lances e em um duvidoso o juiz não marcou a penalidade. Acertadamente ao meu ver. Nilmar, Daniel Carvalho, D'Alessandro, Alex... esse time promete muito. O Inter é apenas o 10º colocado com 26 pontos, uma posição e um ponto a frente do Figueira.


Estádio dos Aflitos, jogo dos aflitos. Náutico e Santos travaram a batalha para escapar da zona da degola. Náutico se deu melhor e venceu por 1x0. Partida que marcou a volta de Roberto Fernandes. Vamos ver se o Timbu volta a subir na tabela, ainda mais com um técnico que deu muito certo no clube na temporada passada. Já o Santos, não da pra ver um horizonte sem problemas. O time não possui um padrão tático, uma bagunça em campo. Conta com bons jogadores mas precisa de um técnico que mude tudo. Como o Vasco, a série B nunca esteve tão perto na história do Peixe. No clube surge nomes como Serginho Chulapa e de Renato Gaúcho. Nenhum dos dois nomes me agrada. Renato até seria uma boa escolha, mas precisa de um tempo. O Náutico ocupa a 15ª colocação com 21 pontos. O Santos é 18º com 17.


E por último, os dois últimos. Ipatinga e Fluminense fizeram o duelo dos lanternas. Quem se deu pior foi o Tricolor das Laranjeiras. Após estar vencendo por 1x0, o fraquíssimo volante Fabinho foi expulso e os mineiros dominaram a partida. E em três minutos virou a partida com o bom atacante Adeílson e Kempes. Quem marcou para o lado carioca foi o jovem e bom jogador Tartá. O Flu vive uma fase terrível, que cuminou na demissão de Renato Gaúcho. Cuca deve assumir já amanhã. Escolha mais do que certa. Creio que na mão dele o time deve render. No Santos não deu certo por falta de elenco. No Fluminense não tem essa desculpa. Reforços são precisos, mas sem desespero. Acho que volante é a posição mais carente do clube. Fabinho e Ygor não são dignos de vestir a camisa tricolor. No lado do Ipatinga uma vitória da esperança, mas com os pés no chão. Afinal, o time mineiro é bem fraco e parece ser um "América-RN melhorado". Os dois somam a mesma pontuação de 16 pontos. O Flu ganha no saldo.


O campeonato começa a formar alguns blocos, pelotões, como quiserem. A briga da libertadores deve se manter até o 8º colocado Botafogo, que já abriu quatro pontos sobre o 9º Sport. Mas como já dito anteriormente, é a edição mais disputada dos últimos anos. Muita emoção vem por aí. O Brasileirão 2008 promete e muito, o 2º turno nem precisa dizer.