sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O Maior Espetáculo da Terra

Eu ia voltar a postar aqui somente quando o futebol fosse o centro das atenções. Isso irá acontecer amanhã, quando nossas meninas entrarão em campo contra a Coréia do Sul. Mas é impossível deixar passar em branco o show que presenciei essa manhã. Pontualmente as 9h da manhã (8h da noite em Pequim) a abertura oficial das Olimpíadas começou.

Tudo já era magnificamente bonito antes mesmo da cerimônia começar. O complexo esportivo contruído para sediar os Jogos é digno de um cenário futurista. Tudo iluminado, organizado e exuberante. A contagem regressiva foi feita com 2.008 percursionistas, usando um tambor típico chinês. A exibição de organização e sincronia começou ali, quando os percursionistas mexiam suas "baquetas" em ritmo idêntico. A contagem foi feita tanto nos números ocidentais, quanto nos chineses; tudo projetado por canhões de luz. Além de toda a iluminação que o palco recebia, outro show se desenrolava nas arquibancadas, composto pelas inúmeras lanternas espalhadas pela platéia.
O surgimento dos arcos olímpicos foi um dos momentos mais deslumbrantes da cerimônia. Primeiramente surgindo somente no chão, iluminados como estrelas num céu azul, lentamente eles foram sendo elevados, levando o público ao delírio. O tema principal da abertura foram as principais invencões do povo chinês. Desse modo, a apresentação iria mostrar instrumentos como a bússola e o papel. O primeiro deles foi o papel, que serviu de base para todas as outras apresentações seguintes. Um pergaminho gigante foi posto no centro do palco, e dentro dele antigas inscrições chinesas foram sendo formadas. Confúcio foi um dos primeiros a ser lembrado. E quando a doutrina de Confúcio começou a ser representada, certamente foi um dos momentos mais impressionantes da cerimônia. Um conjunto de blocos retangulares foi posto no centro do pergaminho, com belos movimentos, os blocos iam formando o desenho de ondas e hideogramas. Mas a surpresa maior foi quando dezenas de chineses saíram de baixo dos blocos e se revelaram para o público. Inacreditável como a sincronia foi tão perfeita. Era difícil acreditar que aquilo tinha sido feito com gente de carne e osso.


O show continuava surpreendendo a cada quadro que passava pelo palco do Estádio Olímpico Ninho do Pássaro. As obras de arte do povo chinês, a Muralha, a coreografia do tai-chi-chuan e muito mais. Os dançarinos iluminados por pequenas lâmpadas também deram show. Depois de formar uma pomba da paz, e fazê-la mexer as asas, eles ainda "construíram" um Estádio Olímpico 'humano'. Inesquecível. Como se não fosse o bastante, surgo do centro do palco um enorme globo com vários dançarinos flutuando ao seu redor. No topo do globo, os cantores Liu Huan e Sarah Brightman cantaram o tema da Olímpiadas de Pequim. Depois de mais um show de fogos e luzes, as delegações começarama entrar. Com uma duração de aproximadamente 2 horas, o desfile das delegações não contou com os atletas de Brunei, cujas inscrições não foram feitas a tempo; contabilizando assim 204 países presentes.

Apesar de monótono é interessante notar algumas coisas sobre desfile. Como por exemplo a gigantesca comissão dos EUA, e a presença do presidente George W. Bush. Essa foi a primeira vez que um presidente norte-americano foi à uma abertura de Olímpiadas fora dos EUA. A disputa entre China e EUA vai ser acirrada, o quadro de medalhas (criação da imprensa, pois od COI não divulga esse quadro) promete muitas emoções. Outro fato curioso foi a separação das Coréias (em Atenas 2004, as delegações desfilaram juntas) devido ao momento ruim pelo qual passa a relação entre as duas nações. E por fim a grande delegação brasileira, motivo de orgulho para todo e qualquer brasileiro. Nos olhos de cada um estava expresso o orgulho de estar representando o seu país num evento tão grandioso.

O momento final da cerimônia foi realmente para fechar com chave de ouro. Correndo no ar, o ídolo chinês Li Ning, ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, chegou até a gigantesca pira olímpica situada no alto do estádio e a acendeu. O momento final do começo do maior espetáculo da Terra. Uma cerimônia inesquecível e impressionante. Cada momento vai ficar marcado na memória de quem assistiu à abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.


Amanhã já tem futebol, nós estaremos acompanhando e postando tudo aqui no Papo Boleiro. Não perca nem um segundo dessa Olimpíada; fique acordado, tome energético, durma de dia, mas não perca essa oportunidade, vai ser o maior evento de todos os tempos.

Agora curta alguns trechos da cerimônia de abertura.





Um novo velho Papo Boleiro


Como vocês podem perceber o visual do Papo mudou, mas nem tanto. Por questões pessoais o blog ficou parado durante esse mês de julho. Uma série de inovações foram pensadas para montar um blog melhor e mais diversificado, porém muitas delas não foram possíveis de serem concretizadas. Mas não é só de notíciais ruins que a volta do Papo está recheada; novas seções e novos posts irão preencher essa nova era do blog. Programas de rádio (podcasts) e programas de vídeo (videocasts) são algumas das novidades que vão ser implantadas nesse segundo semestre de 2008.

Desculpem o transtorno e a demora na atualização, mas agora voltaremos com tudo. O leitor que tiver interesse em participar da equipe na parte gráfica do blog, sinta-se convidado para ajudar na melhor composição do layout. Contate-nos a partir no email thiago.romariz@gmail.com ou danilo_monteiro@hotmail.com, e diga sua proposta.

Um grande abraço!