sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Eles são os favoritos

Mais uma vez a seleção brasileira está em situação complicada nas eliminatórias. Para melhorar ainda mais as coisas, vai enfrentar um adversário convencido (com toda razão) de que pode ganhar; fato comum nos últimos confrontos fora de casa da seleção brasileira.

Dunga inexplicavelmente sobrevive no cargo de técnico. Assinando o atestado de incompetência, o capitão do tetra deixou de convocar o melhor jogador brasileiro das Olimpíadas, o lateral Marcelo do Real Madrid. Insistiu em Kléber, jogador que vive uma péssima fase e acertou ao convocar o melhor lateral do Brasileirão, Juan do Flamengo.
Não consigo entender também a convocação de Luisão. Thiago Silva, Fábio Luciano e Léo se mostram muito mais ativos e, por que não, melhores jogadores que o zagueiro do Benfica. Alex Silva é o queridinho de Dunga e ninguém muda isso. Breno, ainda bem, não foi convocado. Não entendi até hoje como ele foi titular do time olímpico. Rafinha e Marcelo deveriam ser titulares do time principal, ninguém jogou como eles, em nenhuma partida pelo time principal.

Meu atacante preferido, Alexandre Pato, foi aos poucos sendo queimado por Dunga nas Olimpíadas. Não deu tempo de queimar Rafael Sóbis ou Jô. O esquema adotado por Dunga isola todo e qualquer atacante; ainda mais quando o segundo atacante deveria ser um lento e desleixado Ronaldinho Gaúcho. Diego por incrível que pareça jogou muita bola no Jogos e merece estar no time.

Infelizmente não consigo torcer contra. Me dói o coração ver a seleção tomar gol. Mas tenho consciência, agora é a hora da verdade. Dunga precisa fracassar, para que a seleção retome seu rumo. A direção da CBF vai ter a mesma e imunda composição até o fim da Copa de 2014; temos que torcer pelo menos por um técnico digno. Vanderlei? Murici? Autuori? Tanto faz, só quero Dunga fora.Voltando ao assunto do jogo, vai ser uma tarefa difícil.

O Chile comandado por Valdívia vai dar trabalho a Seleção. Temos que rezar por um futebol ofensivo e vitória, caso contrário podemos terminar a rodada em sétimo colocado. O time brasileiro não vence fora de casa há um turno e meio, e cada vez mais as esperanças de isso mudar diminuem. Torçamos por um empate, uma combinação de resultados boa para o Brasil e a demissão de Dunga. Só assim o final de semana pode ter um saldo positivo.