Ronaldinho é sem dúvida um dos melhores da história. Ninguém faz o que ele fez durante todo esse tempo em que esteve no auge. Auge que ele atingiu com a camisa do Barcelona. Clube que hoje, inventa lesões para afastar seus jogadores indesejados. Ronaldinho é indesejado no Barça, quem diria.
Logo após o fracasso retumbante da Copa de 2006, o craque não conseguiu se erguer. Sucumbiu às críticas e não voltou a apresentar uma série de jogos em altíssimo nível como estávamos acostumados a ver. Não que tenha sempre jogado mal, muito pelo contrário, jogou diversos jogos bem. Além das belíssimas jogadas (vide dois gols de bicicleta, um mais espetacular que o outro), foi muito útil ao time. Mas para Ronaldinho não basta ser útil. Ele tem que ser o destaque, a estrela.
Devido a rápida resposta de Kaká ao revés da Copa, Ronaldinho ficou ainda mais apagado. O Barça não vinha bem e ele chegou a pegar banco. O resto da história todos já sabem. Contusões, saídas, indisciplina e má vontade. O misto de todos esses fatores, tanto da parte do jogador quanto da parte do clube, os fizeram sucumbir. Muito mais o atleta do que a instituição. Hoje o Barça está na semifinal da Liga dos Campeões, um belo resultado para um clube que vive uma crise profunda. Já Ronaldinho está encostado.
Aprendi a realmente gostar do futebol bonito e mágico vendo Ronaldinho nos campos. Ver os jogos dele com a camisa catalã era o ápice dos jogos da semana. Não me decepcionava nenhuma vez. Eram gols inesquecíveis, jogadas brilhantes e o sorriso feio mais alegre já visto no rosto de um atleta de futebol. O desaparecimento dessa felicidade é um fator preponderante na queda da carreira de Ronaldinho. Sem alegria e o ensusiamsmo comuns dos anos anteriores, pouco daquele futebol ia aparecer.
Notícias que ele vai pro Milan aparecem a todo o instante. Torço muito para a transferência. Além de um ambiente novo, ele encontrará novos parceiros. Quem não ia querer ver Ronaldinho, Kaká e Pato juntos?
Ronaldinho é craque. É gênio. É alegre. É certeza de futebol bonito. Basta estar feliz, e querer jogar. No Barça não dá mais. O grande romance entre Ronnie e o Barcelona acabou. Começará um outro. Seja onde for, que seja tão grandioso quanto o anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário