terça-feira, 12 de agosto de 2008

Três Bronzes, Duas Reações

Demorou mas chegou. As primeiras medalhas do judô brasileiro foram conquistadas. Não pelo meu palpite, João Derly, mas pelos ótimos Leandro Guilheiro e Ketleyn Quadros. Na manhã de hoje o meu palpite mais forte para ouro, conquistou mais um bronze, Tiago Camilo.
Como de costume nesses últimos dias, fiquei acordado até 1h da manhã para ver pelo menos uma luta de cada judoca brasileiro. Todos eles perderam pelo menos uma luta, indo para a repescagem. Já de manhã, as finais foram emocionantes. A final de Ketleyn foi a mais tensa. Depois dos cinco minutos iniciais o combate foi para o 'golden score' com a brasileira dominando a luta. Mas a experiência da australiana mostrava que a qualquer momento o cenário da luta podia ser revertido. Ketleyn além de ganhar a primeira medalha para o judô feminino, foi a primeira atleta a ganhar uma medalha olímpica individual.

Se a conquista de Ketleyn foi comemorada à exaustão, Leandro Guilheiro foi mais discreto. Medalhista em Atenas, o judoca brasileiro esperava o ouro. Vendo as lutas de Leandro é notável a sua superioridade, mas a luta contra o coreano foi atípica. Parecia briga de rua. Um mais nervoso e ancioso que o outro. Num 'encontrão' dos dois, o coreano levou a melhor. Leandro entrou por cima e o adversário por baixo. O brasileiro não conseguiu segurar e tomou o wazari. Como já estavam no 'golden score', Kichun Wang venceu. Como o próprio Leandro disse, aquela parecia ter sido a final antecipada. Na repescagem o brasileiro não reconheceu os adversários e passou facilmente; na disputa pelo bronze aplicou um dos mais belos 'yppons' dessa Olimpíada. Apesar de ser uma grande vitória (somente Aurélio Miguel e agora Tiago Camilo, tinham obtido duas medalhas olímpicas) a expressão de Leandro no pódio explica tudo: o bronze foi ótimo, mas ele foi para Pequim pelo ouro.

A minha primeira decepção nessas Olimpíadas se chama Tiago Camilo. Não quero menosprezar a sua conquista, de maneira alguma, mas Tiago tinha tudo para ser campeão. Dono de uma técnica e preparo físico invejáveis, o judoca era a minha maior esperança de ouro. Derly também poderia ser citado, mas o favoritismo de Tiago era maior. Campeão mundial, panamericano (7 lutas, 7 yppons em ambas competições) e eleito o melhor judoca do planeta em 2007, Tiago chegou até as quartas de final e perdeu para o alemão (em seguida seria campeão) Ole Bichof. Após levar um contra golpe e ter um wazari contra, Tiago partiu para cima tentando reverter o placar. Numa entrada do alemão que Tiago achava estar fora da área do tatame, Bishof derrubou o brasileiro e os juízes deram mais um wazari, totalizando assim um yppon. Na repescagem a estória foi quase a mesma de Guilheiro, não teve pra ninguém. Na disputa pelo bronze, o holandês Guillaume Elmont parecia nem querer lutar seriamente, assim como o brasileiro. Após levar um 'shido', punição por falta de combatividade, Tiago acordou e logo em seguida já estava com um wazari na frente. A conquista da medalha veio por uma imobilização.

Ano passado sediamos um panamericano no Rio de Janeiro, agora acompanhando as Olimpíadas, podemos ver a diferença de competitividade com o resto do mundo. Isso não quer dizer que as medalhas panamericanas não devam ser comemoradas, elas são de extremo valor para um país que investe porcamente na área esportiva; mas essa diferença de competitividade deveria aumentar os méritos de quem conquista uma medalha olímpica e não menosprezar a conquista de uma prata ou bronze.

Quase que eu ia esquecendo do principal assunto do blog: futebol. As meninas do Brasil fizeram uma paresentação um pouco melhor hoje, nada demais. Marta continua sumida e o time desorganizado. Cristiane parece que desencantou, vamos ver se puxa Marta junto com ela. O time vai enfrentar a Noruega na próxima fase, duelo complicado. Hoje a noite tem duas finais importantes para o nosso país. Kaio Márcio disputa os 200m borboleta (aposto nesse garoto) ao lado do mutante Phelps, e as meninas da ginástica fazem a final por equipes. Todos merecem sua atenção, não deixe de conferir.

Nenhum comentário: