sexta-feira, 27 de junho de 2008

A espera de mais um milagre

Na primeira partida da final da Libertadores o Fluminense foi um time irreconhecível. Perdeu de 4 x 2 e ainda podia ter levado mais. Por incrível que pareça, foi de bom tamanho. Agora a torcida Tricolor espera por mais um milagre, confiante no retrospecto favorável do Tricolor das Laranjeiras.
O moderno e belíssimo estádio Casablanca estava completamente lotado. A comemoração era imensa na entrada dos times a campo. Logo as dois minutos a torcida foi a loucura. Em cruzamento de Guerron, Bieler antecipou Thiago Silva e marcou o primeiro gol da LDU. Nos minutos seguintes, o time do Fluminense mostrava uma dispersão e falta de concentração constantes, não era à toa que Bolaños, Guerron e Manso faziam a festa na intermediária adversária, não eram incomodados em nenhum momento. Como é de costume nos jogos do Tricolor a reação foi imediata, e aos 10 minutos Washington recebeu de Conca na frente do gol, mas chutou em cima de Cevallos. Mesmo assim, o Fluminense crescia do meio pra frente e Thiago Neves começava a conseguir evoluir. Numa de suas tentativas sofreu falta por trás, que inexplicavelmente não foi punida pela árbitro. Conca cobrou com perfeição incomum e empatou o jogo. Tudo voltava ao normal...


Num momento onde o Flu começava a dominar o jogo, a LDU marcou o segundo com Guerron. O time sentiu o golpe e começou a desmoronar. Foi um gol atrás do outro. A zaga Tricolor, antes dita como uma das melhores do Brasil, falhava a todo momento. O meio campo, muito mal posicionado e dando todos os espaços possíveis para o adversário, não conseguia criar muito menos marcar. Cícero era de uma lentidão risível. Não cobria Júnior César, que levava um baile de Guerron (não foi surpresa nenhuma) e não marcava na intermediária. Washington não conseguia segurar nenhuma bola no meio campo. O mais impressionante era a zaga. Os imponentes Thiago Silva e Luiz Alberto estavam desnorteados. Pressão, altitude, atitude, nervosismo, são diversos os motivos que podíamos apontar; mas nenhum deles explicará por completo o apagão que aconteceu com o Fluminense nos primeiros 45 minutos em Quito.


A vergonha e revolta estava expressa nos olhos do símbolo do time dentro de campo, Thiago Silva. Não conseguia levantar a cabeça. Olhava para seus pés com o vexame que o time estava passando naquele momento. Na volta do intervalo, Reanto Gaúcho veio sem alterações. Dizia que faltava vergonha na cara. E realmente faltava. O time começou um pouco melhor o segundo tempo e conseguiu marcar um gol com Thiago Neves. O placar parecia menos ruim, o desastre estava diminuindo. Porém a postura covarde e medrosa do time continuava igual. A diferença foi o posicionamento no meio campo e na zaga que melhoraram razoavelmente. O Tricolor ainda teve duas chances em chutes de Cícero (extremamnete egoísta no lance) e Conca que chutou bem, mas Cevallos espalmou. Renato demorou a colocar Dodô que quando entrou, nada fez.


Impreessionantemente aos 37 minutos, Renato já estava satisfeito com o resultado. A confiança na força do time no Maracanã é o que impulsionava todo esse otimismo; acompanhado de Thiago Neves, que sem ter conhecimento do desastre que aconteceu em Quito, disse que tinha "quase certeza" de que tinha feito o gol do título. Como já é de praxe, Luiz Alberto o capitão, foi o mais sóbrio ao analisar a partida: "Foi horrível, estávamos no mundo da Lua. Ficou difícil, mas nada é impossível". As declarações do técnico no vestiário exprimiam o mesmo otimismo de sempre: "Está tranquilo, temos todas as condições de reverter. A torcida não pode deixar de ir, quem for vai ver muita coisa".

Apesar do desastre que aconteceu nos primeiros 45 minutos, o Fluminense ainda tem condições de reverter, e ninguém duvida. A campanha do time da Laranjeiras é uma das mais impressionantes dos últimos anos, ainda mais para um time brasileiro. O grupo da morte (comprovado com essa final) ficou para trás com o primeiro lugar geral, o São Paulo grande campeão brasileiro também, sem falar do temível Boca que não era eliminado faziam 45 anos. Tudo isso mostra que é possível a virada, mas sempre com aquele pé atrás. É uma final, a LDU é um time perigosíssimo e adora jogar nos contra ataques com Guerron e Bollanos. O time terá que mais uma vez se superar e mostrar que merece mais do que nunca esse título. Parece que cada degrau que o Flu passa, a conquista se torna mais difícil. Dessa vez a barreira é mais alta, as dificuldades são muito maiores. A prova final da superação e talento será na próxima quarta feira. Como diria Nelson Rodrigues, os vivos e mortos estarão lá, todos para acompanhar mais um capítulo da saga do Tricolor das Laranjeiras.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Mercado da Bola

Olá pessoal, venho trazer primeiramente informações quentinhas. Nosso site em breve será remodulado para atender melhor nossos leitores. Estamos sempre a procura de inovar o "Papo Boleiro". Além da cara nova, o site deve vir com várias seções novas. Fiquem atentos.

Vamos falar do que mais interessa agora: Futebol. E o mercado desse esporte fantástico, está começando a todo vapor esse ano. Ainda mais com a excelente Euro Copa 2008. E não só la no velho continente, mas também por aqui no Brasil. Alguns times estão a ponto de serem totalmente desfigurados.
Vamos começar por aqui, no Brasil. Quem vem sofrendo mais com a perda de jogadores por enquanto, é o Internacional. O time campeão mundial de 2008 perdeu dois jogadores que foram essenciais, para os dois maiores títulos colorados. Iarley e Fernandão deram adeus. Outro que arrumou as malas e junto com o Iarley, foi para o Goiás, é o meio campo inoperante Adriano Gabiru. Ele fez o gol do título mundial, mas vamos dizer a verdade, é um jogador entre o ruim e o mediano. Outro que pode estar de saída é a jovem revelação colorada, o zagueiro Sidnei. O passe dele vai ser adquirido por um grupo de empresários e provavelmente deverá ser repassado para algum clube europeu. O Sport campeão da Copa do Brasil, é o inverso do Inter. O time vem se reforçando. Fumagalli, que voltou, tenta na CBF a liberação para jogar já agora. Se não conseguir, só poderá jogar em agosto. O Santos, fechou um pacotão e de bom agrado para os torcedores que estão pessimistas com o time. Fabiano Eller, Rodrigo Brum e Michael (ex-Palmeiras) devem se apresentar semana que vem ao clube.
O São Paulo que trouxe para o Brasileiro o lateral-meio campo Jancarlos, agora está muito perto de assinar com André Lima. O atacante que estava no Herta Berlim, deve assinar com o clube paulista. Reforço que veio para complementar o elenco já que os São Paulinos não contam mais com Adriano. Por falar em André Lima, seu ex-clube Botafogo pode perder suas principais peças. Alessandro, incrivelmente um dos mais regulares do time, deve ir para o futebol grego. Carlos Alberto, que caiu como uma luva nesse meio campo do Fogão, deve ir jogar com Mourinho (fã confesso do futebol do jogador) na Internazionale de Milão. Outro que tem proposta, essa a mais oficial, é André Luis. Não podendo jogar até agosto, o jogador pode ir para a Espanha. No Flamengo, um garoto da base já foi. Vai para o Almería da Espanha. Dizem que a venda é uma forma de manter Ibson, que pode voltar para a Europa. Kléber Leite, foi para Portugal tentar resolver a situação. Outra muitas especulações rondam a terra brasileira. Mas como diz o nome, são só especulações.
No futebol Europeu a coisa ta fervendo. Tanto que se for botar aqui, contratação por contratação, ficariamos muitos posts para fazer isso. Especulações então? Nem se fala. Mas vamos as de maior impacto e mais recentes. Para os fãs de Ronaldinho Gaúcho que querem ver o jogador com a camisa do Milan, as chances parecem ter voltado. O irmão e empresário do jogador, o Assis, falou a imprensa que o desejo do jogador é ir para o clube Rossonero. Agora é esperar. A nova revelação do futebol francês, Ben Arfa, que estava no Lyon, assinou com o Olympique de Marseille. Outro que está muito perto de trocar de ares, é o luso-brasileiro Deco. Com a ida de Felipão para o Chelsea, a ida do meio campista é dada como certa. Adebayor estava praticamente fechando sua renovação com o Arsenal, mas rumores dão que o Milan atravessou a negociação e pode anunciar o atacante. O Milan também tenta Eto'o. Milan que já fechou com Flamini do próprio Arsenal. Aragonés, que vai fazendo uma bela campanha com a Fúria, fechou com o ex-time de Zico. O técnico espanhol agora vai comandar o Fener, assim que acabar a Euro.
O mercado da bola não para. A todo instante surgem vários boates e nõs estamos de olho.

domingo, 22 de junho de 2008

Pincelada no fim de semana...

  • As eleições no Vasco da Gama aconteceram nesse sábado. A vitória foi para a chapa "Amor ao Vasco", comandada por Roberto Dinamite com impressionantes 827 votos, contra apenas 45 da chapa da situação, comandada por Eurico Miranda. Eu e muitos outros torcedores do futebol brasileiro, torcemos para que a ditadura acabe em São Januário, e Vasco volte a ser presidido com o respeito que sua grandeza merece.



  • Aqui vai o primeiro comentário sobre a Eurocopa. A Rússia me surpreendeu. Não imaginava que eliminaria a Holanda, até porquê vi pouquíssimos jogos da Euro, pois nos horários dos jogos, estou muito impossibilitado de assitir. Não consigo ver os jogos por incompatibilidade de horários, mas os que eu puder asistir estarei comentando aqui, principalmente nessa fase final. Enfim, parabéns a Rússia e Guus Ridink, o milagreiro como dizem os holandeses. Ah sem esquecer de Van Basten, que formou uma bela seleção.



  • A rodada do Brasileirão começou com 4 jogos, somente o resultado de um me impressionou e me fez temer pelo futuro do time no Brasileiro: Botafogo 1 x 0 Portuguesa (gol de Edno). Parece que o time não consegue se encontrar, tentou muito mas parece que além da falta de mira dos jogadores, a sorte não está do lado do time. Não irá demorar muito para pedirem a cabeça de Geninho. O elenco do Botafogo é limitadíssimo, precisa urgentemente de reforços, se não, como já disse, temo pela classificação do clube na tabela do campeonato.

  • Outro time que preocupa (mas em uma situação completamente diferente) é o Fluminense. Já é pela 4° rodada seguida o lanterna do Brasileirão, quem ganhou dessa vez do time reserva do Tricolor foi o Coritiba. O resultado de 2 x 1 por incrível que pareça foi até injusto, pois no segundo tempo, o Fluminense resolveu jogar, colocando os jovens garotos de Xerém em campo. Minutos após entrar, Alan marcou e empatou o jogo (esse garoto tem futuro, olho nele). Mas em cobrança de pênalti convertida por Marlos, o Coxa selou vitória. Se os Tricolores não ganharem a Libertadores, o ano do Fluminense terá acabado e a crise certamente se instalará nas Laranjeiras.
  • O Cruzeiro mostra que vai brigar pela ponta da tabela, lugar no qual já se encontra isolado temporariamente, pois Flamengo e Grêmio jogam hoje para obter os 16 pontos. Guilherme, e Weldon duas vezes fizeram os gols da vitória sobre o Figueirense, pior defesa do campeonato com 19 gols sofridos. Guilherme agora ocupa a artilharia junto de Marcinho do Flamengo. É importante dizer que o Cruzeiro jogou sem Ramirez e Charles, peças essenciais no esquema de Adilson, mas com as boas peças de reposição que possui, conseguiu uma vitória convincente.




  • Como quem não quer nada, o São Paulo vai escalando a tabela aos poucos. A vitória apertada (1x0, Hugo aos 45 do segundo tempo) ontem em cima do Sport no Morumbi fez o time tricolor chegar aos 12 pontos e temporariamente ocupar o 4° lugar na tabela. Ano passado o São Paulo começou o ano mal e terminou como campeão brasileiro. Todos diziam que naquele começo ano que o São Paulo não ia ganhar nada, deu no que deu. Uma escalada começou novamente, se vai ser efetiva, só o tempo dirá.

  • A renegada seleção olímpica fez um amistoso ridículo contra a "seleção carioca" (o que seria isso?). E o mais impressionante é que ganhou somente de 1x0, com um gol de Pato em lance que grande zagueiro Rodrigo Arroz recuou a bola errado, e o atacante colcou para as redes. Para não ser diferente, as vaias e gritos de "Adeus Dunga" rechearam o ar da Granja Comary. Tomara que ele ouça a voz do povo, a voz de Deus e saia logo do cargo. Senão, teremos que esperar pela boa vontade de Ricardo Teixeira para demitir Dunga; olha só em que situação nós estamos...

  • Vocês viram a escalação da seleção que foi a campo hoje de manhã? Diego Alves, Rafinha, Alex Silva, Breno, Leonardo, Hernanes, Lucas, Ramirez, Diego, Robinho e Pato. Prefiro esse time ao que foi a campo semana passada contra Argentina, só precisaria de um tempo e um BOM técnico para dar certo. Notou a semelhança com o meio campo que eu escalei no post passado? Pois é, vai ver o Dunga lê o Papo Boleiro...

sábado, 21 de junho de 2008

Ainda sobre a pelada no Mineirão...

Depois de um desabafo, vem mais revolta. Logo após aquele joguinho de terceira classe que ocorreu no Mineirão no meio da semana, acompanhei as entrevistas dos compenentes da nossa seleção. Uma mais infeliz que a outra...

Dunga com sua falta de educação usual foi o único que não me surpreendeu. Já os jogadores (leia-se Luís Fabiano e Gilberto) com uma irritação e decepção inexplicáveis para com a torcida mineira. Como assim não gostaram das vaias? Como assim você teve boa vontade de joga pela seleção e acha isso um desrespeito? Como assim não podemos aplaudir um jogador fora do normal como Messi? Primeiramente acho uma falta de respeito esse negócio de "boa vontade". Não quer jogar? Está aqui por obrigação? Pode sair colega, certamente existem outros querendo jogar. Mas não culpo Gilberto, ele não tem condições de defender a seleção; o problema é que o Dunga insiste nisso. Outra coisa: qual o problema de aplaudir Messi? No meio de um jogo monótono e decepcionante, o cara era o único que de vez em quando fazia um lance bonito, deixava nossos zagueiros (Juan irreconhecível, era para ter sido expulso facilmente) sempre a ver navios. Parabéns a torcida, temos que aplaudir mesmo. Quantas vezes não fizeram isso com nossos jogadores? Ronaldinho no Santiago Bernabéu (massacre do Braça no Real, 2 gols dele) e Robinho na Colômbia (um show à parte do Robinho na Libertadores de 2002), são os exemplos que vêem a minha mente nesse momento. Quando os torcedores lá de fora aplaudem o talento brasileiro, é educação, mas quando nos aplaudimos o talento deles, é desrespeito. É cada uma...

Agora Ricardo Teixeira diz que Ronaldinho irá para as Olimpíadas. Isso me cheira a afronta ao técnico. Todos sabem que Dunga não se dá bem com Gaúcho. Como disse no post anterior, sou otimista o bastante para pensar que o cargo de Dunga daqui a pouco estará vago.


PS: Mudando totalmente de assunto: que jogo ontem o da Turquia, não? É por essas e outras que o futebol é o melhor de todos os esportes, impressionante!


Há alguns minutos tive a informação que Dunga esbravejou contra a Globo e ainda disse que a convocação de Ronaldinho foi combinada com Ricardo Teixeira (quase inacreditável). A primeira medida tomada pela CBF, foi suspender as coletivas que Dunga iria conceder. (ATUALIZADO)


Fonte: Blog do Juca
Leia aqui a entrevista de Dunga: http://borgesluciano.blog.terra.com.br/.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

A volta e o desabafo de um torcedor!

Galera, voltei!
Depois de semanas sem postar devido a correria de final de semestre, prometo que voltaremos a postar com mais frequência.
Infelizmente volto para comentar sobre a seleção brasileira. Durante todos os jogos que aconteceram esses dias envolvendo os selecionados de Dunga, cada um me irritou mais que o outro. Contra o Canadá foi uma lástima, apesar da vitória, a atuação foi pífia. Contra a Venezuela, sofrível. Contra o Paraguai o ápice; e contra os hermanos, a coroação dessa curta temporada de jogos que eu espero que tenha fechado o caixão do pseudo-técnico no cargo de comandante da seleção.

O jogo contra o Paraguai foi impressionante. Nunca vi uma seleção tão sem alma, sem brilho, sem tudo! Nada me convence que Gilberto,Gilberto Silva, Josué e Mineiro são jogadores de seleção. "Alguns" vêem me dizer que é um projeto que está sendo feito, com visão para a Copa de 2010. Todos eles têm uma idade mais avançada, acima dos 30 anos. Não me venha com esse papo de renovação. Se fossem excepcionais jogadores tudo bem, mas será mesmo que Lucas, Anderson, Hernanes ou Marcelo não são melhores do que eles?

O torcedor/narrador/comentarista Galvão Bueno não parava de dizer que o Brasil não podia jogar como time pequeno, pois se mostrava acanhado com a escalção de três volantes. Em certa ponto ele está correto, nenhum dos três volantes têm a força ofensiva necessária para chegar de forma efetiva ao ataque. Mas uma escalação com Lucas, Hernanes e Anderson certamente mostraria uma força ofensiva digna de seleção brasileira e, treinado de maneira correta, poderia formar um time coeso. Não adianta só saber marcar, ou somente driblar, têm que ser um jogador polivalente, diversificado. Qual desses três acima citados (os abaixo de 30) que você nunca ouviu falar que marca bem e sabe sair jogando? Qual dos três nunca fez um belo gol? Qual dos três nunca roubou uma bola no meio-campo e armou um contra-ataque com precisão?



O nome do esquema, a numeração (4-4-2, 3-5-2, etc...) é sempre relativo, dependendo da atitude e da movimentação do grupo de jogadores em campo. Essa é uma característica nula nos jogos da seleção. Não existe um time bem treinado. Não existe padrão de jogo. Não existe a mão de um técnico competente evidente nas atuações. A impressão que nos dá é que as vitórias vêem por causa dos jogadores talentosos (final copa américa) ou a fragilidade do adversário (Equador no Maracanã).


Eu ainda nem comecei a falar do jogo de ontem, quero me ater as convocações e outras "picuinhas"; algumas não me passam pela garganta.
  • Será mesmo que a zaga titular deve ser Lúcio e Juan?
Não é possível que ninguém veja o zagueiro do Fluminense, Thiago Silva. Eu sei que muitos vêem. O grande jornalista PVC disse a pouco tempo que Thiago era um dos melhores do mundo. Quando eu dizia isso (antes dele falar) todos riam da minha cara. Não tem por quê, Thiago está sim entre os melhores do mundo. Uma coisa que PVC falou que é muito interessante é a seguinte: nós só valorizamos alguns jogadores quando eles atuam na Europa, não enxergamos os grandes jogadores que atuam aqui, por acharmos que só existem jogadores medianos ou em formação atuando no nosso futebol.

Para mim, Thiago teria vaga certa no time. Existem certas coisas que dificultam isso, todos nós sabemos. Experiência, reputação, histórico e empresário são algumas delas; apesar disso tudo, não consigo ver Thiago Silva fora da seleção brasileira.

Me prendo somente a Thiago pois é o que mais vejo jogar em altíssimo nível, mas outros como Miranda, Breno e Alex Silva certamente teriam vaga na minha seleção.
  • Nossos volantes têm que ser Josué, Mineiro e Gilberto Silva?
Já falei sobre os volantes lá em cima. Não consigo me conformar com isso, me revolto toda vez que vejo a convocação e encontro esses nomes. Pior é quando os vejo em campo. Não me entendam mal, gosto deles, são bons jogadores, mas nada como Anderson, Hernanes, Lucas ou Ramirez. Você deve me criticar achando que só falo de nomes novos, jogadores inexperientes, mas pense comigo: estamos claramente numa fase de transição, e uma hora teremos que dar uma chance aos nosso "garotos". Sou um defensor que devíamos investir na seleção olímpica, mas isso é assunto para outra hora.


Esses são somente alguns pontos da minha revolta. Contando ainda com outras bizarrices como Afonso e Fernando, tenho muitas críticas as convocações de Dunga. Um setor que não temos, infelizmente, muitas opções é o meio-campo. Diego e Julio Baptista são os nomes que se mostram mais evidentes no momento com a ausência de Ronaldinho e Kaká. Uma situação um pouco parecida com o meio-campo vive o setor de ataque. A falta de um atacante referencial para a seleção é um problema que vivemos desde a derrocada de Ronaldo e Adriano (que nunca foi o verdadeiro 9, pois sempre teve Ronaldo na cola). Luís Fabiano, Vagner Love e agora Adriano, tentam assumir essa posição; mas isso mostra-se uma tarefa cada vez mais difícil. Um nome que corre por fora e que logo logo irá preencher esse lugar é Alexandre Pato. Sou fã confesso do jogador. Pouquíssimos atacantes tão novos me trouxeram tanta admiração como trouxe Pato. Completo: chuta, cabeceia, arma e tem explosão. Requisitos básicos para um atacante. E ele tem de sobra cada um desses itens. Com o tempo deve assumir a vaga.


Com tudo o setor que mais me irrita é o de técnico. Não consigo simpatizar com Dunga. Cada vez que vejo seus treinos e jogos sinto-o cada vez mais perdido. Não sabe quem escalar ou que padrão adotar; com isso não faz nenhum nem outro. Escala mal e não obtém padrão.

Como sou um cara otimista, acho que não deve demorar muito para Dunga cair. Basta Ricardo Teixeira ficar irritado e pronto, manda seu fantoche pastar. Para o cargo deles, diversos nomes passam pela minha cabeça e com certeza pela sua. Mas existe um nome que dificilmente passaria pelas cabeças dos torcedores, mas que na minha foi um dos primeiros. Após pensar em Vanderlei, Murici e Abel, parei para analisar os times brasileiros que mais encantaram os torcedores nos últimos anos. Certamente o São Paulo será um deles se falarmos de títulos. Mas e no quesito futebol ofensivo e soldário? Toque de bola envolvente e chegando com muitos jogadores no ataque? Escolhendo volantes que sabem jogar e não brucutus? Na minha visão, esse time era o Botafogo. Com pouco material humano, Cuca formou um time bonito de se ver jogar. Infelizmente carrega um stigma de perdedor. Para mim (diferentemente de muitos) é um dos nomes a se pensar para o cargo. Gosto dos esquemas adotados por ele, é um estilo de jogo que pouco vemos nos gramados. O problema é a "zica" de perdedor.
Se com o limitado elenco do Botafogo Cuca mostrou talento, seu trabalho na seleção seria proveitoso. Enfim, é somente um sonho, tenho certeza. Ele não é meu favorito, mas pensaria no seu nome.


Pronto galera, precisava desabafar.


Mais tarde postaremos uma resenha sobre o sonolento jogo de ontem.


Estamos de volta. Um grande abraço!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Sport na Libertadores

Primeiramente gostaria de me desculpar pela ausência do blog, mas o tempo está corrido. Final de semestre é um pouco complicado. Falando de futebol agora, parabéns ao Sport pelo título da Copa do Brasil. Mais uma vez o caldeirão da Ilha do Retiro fez a diferença. Ao Corinthians cabe agora, subir para a divisão de elite do futebol brasileiro. Tarefa que até agora, está sendo bem tranquila. Aliás, a perda do título não deve apagar de forma alguma, o crescimento do clube paulista. De uma queda em 2007, de uma diretoria que roubava e destruia o clube e depois de ver um time ser desmontado por completo e remodelado novamente, a torcida precisa se orgulhar do que o time vem fazendo nesse novo ano. A copa acabou, mas o ano não.

O jogo ontem, em Pernambuco, mostrou novamente a força da torcida do Sport. Lotou e fez a festa. Durante o jogo não muito. A maior parte do tempo as torcidas, tanto de Corinthians, quanto a do Sport, estavam apreensivas e arriscavam pouco fazer festa. No começo ouvia-se mais dos torcedores paulistanos. Mas depois de 5 minutos, mais especificamente, entre os 35 e os 40 minutos do primeiro tempo, a torcida do Sport arriscava se agitar. Mas o jogo era catimbado, nervoso e um gol pró Corinthians, dava praticamente o título ao Timão. Mas o jogo prosseguiu até o final com o mesmo placar, 2 x 0 pros pernambucanos. E o título ficou para o Leão.
Ontem mais uma vez se contastou que o Sport tem força até para chegar longe no Brasileirão. Claro, se não for desmontado ao longo da temporada. Mesmo sem Romerito, que ao longo da competição foi o principal jogador, o time não jogou mal. E mais, no domingo contra o Palmeiras, com o time completamente modificado, sem 8 titulares, conseguiram vencer. De um time que não se comentava muito, hoje coloco o Sport como sério candidato pra ficar entre os cinco primeiros colocados no Campeonato Brasileiro de 2008. Nelsino Batista vai fazendo um excelente trabalho. Destaques para o zagueiro Durval, o meia Luciano Henrique e o atacante Carlinhos Bala.
No Corinthians a tristeza tomou conta ontem, e por que não tomaria? Afinal, ninguém gosta de perder, ainda mais um título que dá vaga para a principal competição do continente. Mas não se pode confundir, tristeza com revolta. O técnico do Corinthians, Mano Menezes, fez uma série de reclamações da arbitragem, não apenas na partida de ontem, mas em toda competição. Chegou até a dizer que o título do Sport não foi merecido. Isso sim é triste. A arbitragem ontem foi impecável. Errou apenas em um lance, em que André Santos não estava impedido. Mas que poderia não mudar em nada, já que o jogador não levava perigo ao gol. Colocar a culpa de uma derrota, e principalmente, falar de complô contra o Timão é no mínimo falta de saber perder. Ao contrário disso, o técnico devia exaltar sua equipe, que sempre jogou com raça e disposição. Exaltar André Santos, Dentinho, Herrera, Fabinho e Felipe, que com certeza são ótimos jogadores. O Corinthians vai subir, isso é fato. Uma derrota não pode atrapalhar a caminhada de uma equipe que tem no passado tantas glórias e um futuro promissor.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Nada a Declarar

Eu estava decidido a escrever sobre a rodada do final de semana, mesmo sem o tempo necessário para tal tarefa. Sentei no sofá e comecei a assistir aos jogos. Que decepção. Quase deisiti de escrever. Não houve nenhuma partida que prestasse. Uma rodada, assim como o começo de campeonato, foi pífia. Não merecia nem comentário. Mas se o futebol foi ruim, o que não faltou foi polêmica.
O clássico entre Santos e São Paulo foi lamentável. Duas equipes que apresentaram um péssimo futebol, e sem vontade alguma de jogá-lo. O Santos (que acaba de confirmar Cuca como novo técnico) sem Leão à frente, parecia se esforçar para errar. Os jogadores não acertavam nada. Kléber Pereira mal tocou na bola, quando tocou não foi sombra do artilheiro que marcou mais da metade dos gols do time na temporada. No outro clássico, o Fla x Flu, um jogo morno e sem graça. O time do Flamengo parecia não se achou durante os 90 minutos, e os reservas do Flu deram trabalho; ao menos no primeiro tempo. Diego Tardelli conseguiu ser expulso por mais uma bobagem e, Fernando Henrique confirmou a boa fase com pelo menos duas ótimas defesas. O destaque da partida foi mesmo o árbitro: Pericles Bassols. Um profissional de terceira categoria. Se ele acertou ao marcar o pênalti, errou em quase todos os outros lances. É depois de atuações como a desse sujeito que podemos dizer que temos um quadro de árbitros fraquíssimo.

Apesar dos dois clássicos o destaque da rodada foi mesmo o jogo entre Botafogo e Naútico. A confusão que aconteceu pela reação do jogador André Luís foi o maior destaque desse começo de Brasileirão. Após fazer falta (duvidosa) no jogador do Naútico, André Luís saiu irritadíssimo de campo. Fez gestos obscenos à torcida e chutou um copo em direção ao alambrado. Aí começou o desastre. Achando que tinha permissão e autoridade para atuar dentro da esfera desportiva, a polícia militar (corrigido 15:00 04/05) quis deter o zagueiro. Mas detê-lo de fazer o que? Gestos obscenos? Chutar um copo? Logo após as atitudes do zagueiro a tenente Lúcia Helena foi dar ordem de prisão ao jogador. DUrante tudo isso, um confronto entre jogadores e policiais aconteceu em pleno campo. Spray de pimenta, cassetetes e ameaças foram documentados pelas câmeras. Para melhorar tudo, a polícia ainda retirou o jogador e o presidente Bebeto de Freitas, no meio da torcida do Naútico. Não faltaram objetos e agressões verbais aos detidos.


Não bastasse a confusão e as inúmeras declarações infelizes de vários participantes do episódio, é preciso que o grande Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, dê uma declaração ainda mais pavorosa: "Tenho uma preocupação muito grande com o futuro de jogos de todos os clubes que atuem em um lugar onde a polícia é tão despreparada. Os clubes não têm nada a ver com essa história, mas peço que a CBF avalie a possibilidade de não serem realizados jogos não apenas no Estádio dos Aflitos, mas no estado todo. Não há garantias para o espetáculo. Uma tropa policial que age dessa maneira contra atletas de um time adversário não está vendo forças nem bandeira. É um espetáculo de vandalismo sem nenhuma razão de ser."


Será que ele não lembra dos incidentes, constantes incidentes que acontecem no Maracanã? No Morumbi? No resto do país inteiro? O preconceito é impressionante. O correto seria ignorar completamente uma atitude como essa, ainda mais vindo de um sujeito que acha que faz um belíssimo trabalho dirigindo a FERJ. Vide o empolgante Campeonato Carioca com jogos somente na casa dos grandes. Vide a lambança realizada na final do Carioca de Juniores. Realmente é um sujeito à ser ignorado.

Acontece que o problema da segurança acontece em todo o país. Todo e qualquer estádio têm problemas com torcedores e policiais. Recentemente, a torcida do Fluminense foi alvo de maus tratos no jogo da Libertadores no Morumbi. Policiais truculentos e ignorantes não é um previlégio do estado de Pernambuco. O correto e dizer em um momento como esses é que o TJD irá tomar as medidas cabíveis. Será? O próprio zagueiro André Luís já foi indiciado 2 vezes à julgamento, em ambas foi condenado a 120 dias. Cumpriu alguma delas? Não, somente 4 jogos em cada julgamento. E detalhe, ambos foram jugados no quesito agressão. É frustrante saber que uma atitude realmente efetiva dificilmente acontecerá. Mas o que nos resta é esperar por justiça. De novo.
OBS: Obrigado ao leitor Thiago Machado pela correção! Desculpe a falta de atenção!